DICA: BOYHOOD

A pessoa que vós fala muito raramente assiste a filmes, por isso é bem mais difícil eu selecionar um longa-metragem de qualidade para trazer para vocês, ainda mais quando me esqueço de boa parte dos títulos. Acontece que esses dias meu Fire Stick me mostrou um filme que assisti há muito tempo e que me impressou bastante.

Boyhood é um filme de 2014 do gênero ‘coming-of-age’, dirigido por Richard Linklater, estrelado por Patricia Arquette, Ellar Coltrane, Lorelei Linklater (filha do diretor) e Ethan Hawke. O longa foi gravado de 2002 a 2013, assim mantendo o mesmo elenco do início ao fim, apesar da passagem de tempo da história.

A história começa em 2002, quando Mason Evans Jr. tinha apenas seis anos e, ele e sua irmã mais velha, Samantha , vivem com a mãe no Texas após seus pais se divorciarem. Acompanhamos a jornada do garoto por toda a sua infância até a chegada de sua juventude, o vendo crescer, se mudar, enfrentar os problemas da família, incluindo o seu padrasto abusivo. Em sua adolescência, Mason passa a consumir álcool e drogas leves, o que passa a se tornar um problema maior com o novo namorado de sua mãe. Apesar dos obstáculos, ele descobre a paixão pela fotografia e até é premiado durante o ensino médio.

O filme é cheio de altos e baixos e reflete muito bem como um lar desestruturado afeta o psicológico e as escolhas de um jovem. Mason se torna vítima das próprias escolhas por não saber como se recuperar das feridas que a sua estrutura familiar lhe trouxe. Linklater construiu o roteiro do filme conforme ele foi sendo filmado, baseado nas filmagens anteriores e da sua ideia principal sobre as características dos personagens, o início e o final do filme.

O longa foi bem recebido pela crítica que elogiou a construção técnica do mesmo e a maneira como ele “investigou as condições humanas”. E, na minha humilde opinião, é um filme que me faz lembrar que o cinema é uma arte e não só mera ficção, podendo ir além de ser um mero fragmento da realidade.

Assista ao filme na Netflix

Deixe um comentário