Hoje eu vou falar sobre um anime vindo direto do baú. Para quem cresceu nos anos 2000, vai lembrar da história que chegou a ser transmitida na TV brasileira e depois censurada, mas se você é jovem demais para se recordar da TV Globinho ou de pular de um canal para outro da TV aberta para ver desenhos, esse post vai te ajudar a conhecer um pouquinho sobre InuYasha.
Baseado na série de mangás InuYasha: Um Conto de Fadas Feudal, escrita e ilustrada por Rumiko Takahashi entre 1996 e 2008, a série de anime foi ao ar de 2000 a 2004 sendo produzida pela Sunrise e exibida no Japão pela Animax. Com 167 episódios, a série de anime se inicia em Tóquio, no Japão, mostrando uma garota de 15 anos chamada Kagome Higurashi. Ela vive com sua mãe, irmão mais novo e avô nas terras de um santuário xintoísta. Quando vê seu irmão, Sota, procurando pelo seu gato, Buyo, no poço perto de sua casa, um monstro a puxa para dentro do Poço dos Ossos e ela vai parar no período Sengoku do Japão, onde um yokai teria atacado uma aldeia e tentado matar um sacerdotisa que protegia a Joia das Almas. Por se parecer muito com tal mulher, Kagome acaba sendo atacada por um yokai que deseja possuir tal objeto e a menina então liberta um hanyu chamado Inuyasha que estava selado a uma árvore por uma flecha sagrada. Inuyasha havia sido preso à árvore pela sacerdotisa chamada Kikyou, guardiã da Joia das Almas há 50 anos atrás, ela havia pedido que após a sua morte a joia fosse queimada junto a seu corpo para que mais ninguém pudesse abusar de seu poder. Acontece que Kagome é sua encarnação e traz consigo a Joia das Almas que, por acidente, acaba sendo fragmentada e dispersada por todo o país, causando a maior confusão por ter muitos humanos e yokais atrás de seus poderes. É então que Kagome se junta a Inuyasha em busca dos fragmentos afim de evitar que ela cause mais desastres.

A série com certeza agrada quem gosta de fantasia trazendo elementos do folclore japonês , como os yoakis – seres sobrenaturais, espíritos, monstros ou demônios; possui uma conotação ambígua que vai de encantador a calamidade, traduzindo em algo sobre-humano e misterioso – que também podem ser encontradas em Demon Slayer com a representação dos Oni. A mística entorno dos yokai é muito vasta e existem diversas categorias destas criaturas que vão sendo apresentadas durante os episódios de Inuyasha. O próprio protagonista se enquadra em uma delas, já que Inuyasha é um hanyu – metade humano, metade yokai – o que faz seu irmão, Sesshomaru odiá-lo mortalmente.
Você pode encontrar parte das temporadas de InuYasha na Netflix ou assisti-la no Crunchyroll
