MELHORES FILMES DE ÉPOCA

Já deu para perceber que eu adoro romances de época só pelos livros que eu gosto de ler, ou não? Pois isso se aplica também a filmes – geralmente aqueles que são justamente baseados nos livros que leio. E, como a Luana e eu temos um sério problema em assistir coisas novas, a gente acaba recorrendo às boas e velhas listas para manter o conteúdo do blog movimentado.

RAZÃO E SENSIBILIDADE

Eu já fiz uma resenha sobre o filme aqui, mas essa adaptação é tão boa que não importa quantas vezes eu indique ela para vocês, nunca será o suficiente. Para quem ainda não conhece a história, Razão e Sensibilidade nos apresenta as irmãs Elinor e Marianne que, em meio às dificuldades financeiras da família, procuram o verdadeiro amor. A situação da família de Elinor e Marianne as obriga a se mudaram com a mãe e a irmã caçula para o campo, onde elas aprendem mais sobre si mesmas e sobre as obrigações que devem enfrentar após a morte do pai. Todo o filme mostra o quão diferentes as duas irmãs são: Elinor é ponderada e racional, enquanto Marianne vive sonhando com os romances que lê e se deixa levar pela emoção.

Assista o filme aqui

ANNA KARENINA

Quando o assunto é traição, eu acabo ficando com dois pés para trás com a história, mas este filme é tão bem construído e traz uma adaptação excepcional do romance de Leo Tolstoy. O drama trágico conta a história de Anna Karenina, casada com um alto funcionário do governo russo, ela acaba se envolvendo com Conde Vronsky, um oficial da cavalaria e este romance proibido acaba chocando a sociedade de 1874. Apesar da traição, seu marido recusa-se a assinar um divórcio e a proíbe de ter contato com seu filho, assim Anna Karenina acaba se colocando em uma situação que a deixa infeliz por agido contra tudo que a sociedade e a instituição casamento pregavam.

Assista ao filme aqui

MAURICE

Não é a primeira vez que falo sobre este romance por aqui, mas ele é com certeza uns dos filmes LGBTQIA+ de época que mais gosto. Adaptado da obra de E.M. Foster, o filmes traz a história de Maurice Hall, um jovem da alta sociedade que acaba se envolvendo com seu colega da classe em Cambrigde, Clive Durham. O romance proibido entre os dois rapazes é mantido em segredo, até que Clive se casa, para a surpresa de Maurice. Clive sabia que se fossem descobertos teriam o pior dos fins em uma sociedade que incriminava qualquer relação considerada não convencional e fez de tudo para que todos os enxergassem como um homem respeitável da alta sociedade. Mas Maurice tem uma nova chance no amor ao conhecer Alec Scudder, um guarda-caças que trabalhava na propriedade de Clive.

Assista ao filme aqui

ORGULHO E PRECONCEITO

Vira e mexe eu falo de Orgulho e Preconceito por aqui, apesar de nunca ter feito nenhuma resenha sobre a minha versão favorita do romance. E se Kiera Knightley e Matthew Macfadyen brilharam em Anna Karerina como parentes, nesta adaptação eles estrelam como Elizabeth Bennet e Mr. Darcy. Lizzie é a segunda filha de cinco mulheres e precisa lidar com as questões de casamento, moral e educação da sociedade em que vive. Sua personalidade, no entanto, a impede de aceitar as imposições e convenções sociais, ainda mais quando seu primo, Mr. Collins, irá receber de herança a propriedade de sua família por ser o único herdeiro homem próximo. Quando a jovem conhece Mr. Darcy, já forma uma opinião contraditória sobre a imagem do rapaz, que se prova errada assim que ela tem a oportunidade de conhecê-lo melhor.

Assista ao filme aqui

Deixe um comentário