Estamos na semana da mulher e nada mais justo do que dedicar nossos posts ao sexo nada frágil que batalha todos os dias por igualdade, respeito e espaço. Nós mulheres somos incríveis, cada qual do seu jeitinho e não precisamos nos adaptar a padrões ridículos e nem nos submetermos às vontades alheias, pois existimos em belezas únicas e somos donas de nossos próprios destinos; não devemos baixar a cabeça e nem deixar que ditem a nossa maneira de ser e viver porque nós temos em nossas mãos o poder de conquistar o mundo! Então vamos com essa listinha toda especial para celebrar nossas lutas diárias e nos lembramos do caminho que ainda temos para trilhar.
Feministas: O Que Elas Estavam Pensando?
Em uma compilação de entrevistas e fotos dos movimentos feministas desde 1970, o filme mergulha na vida das mulheres retratadas e explora a permanente necessidade de mudanças sociais. O documentário pode ser encontrado na Netflix
Orgulho e Preconceito
Jane Austen sempre tocou em tópicos delicados a mulheres de sua época, trazendo à tona suas preocupações e as injustiças que nosso gênero sofria no século 19. Suas histórias focam no pensamento feminino sobre amor, casamento e família, tal como traz personagens femininas fortes e vocais sobre seus direitos, algo pioneiro para a época. Em Orgulho e Preconceito, Elizabeth Bennet é a segunda irmã de cinco filhas e cresceu sabendo que nem ela, nem as irmãs, irão herdar a propriedade de seu pai, já que é regra que ela seja dada para o homem mais velho da família entre os herdeiros. Lizzie acredita que o casamento não deve ser arranjado e que deve fazer sua escolha de acordo com sentimentos verdadeiros, por isso se ofende com a proposta de seu primo e também de Sr. Darcy, recém chegado ao condado.
Mulan
O clássico da Disney ensinou muitas meninas a lutarem pelo o que acreditam e protegerem a quem amam. Mulan é baseado em um antigo poema chinês que conta a história de uma menina que vestiu-se de homem para lutar junto do exército chinês para lutar contra a invasão dos mongóis. No filme a menina esconde a sua identidade para servir no lugar do pai, que está doente, mas se torna peça fundamental para a vitória do Exército Imperial da China.
Legalmente Loira
Elle Woods é a típica patricinha americana estudante de moda e membro de uma irmandade. Quando seu namorado termina com ela e se muda para a Harvard Law School, ele diz que quer se casar com uma “Jackie e não uma Marilyn”. Cansada de ser estereotipada e tratada com futilidade, Elle passa a cursar também o curso de Direito e prova para o ex-namorado que sua aparência não define seu nível de inteligência.
Valente
Quando sua mãe organiza um torneio para decidir seu futuro marido, Merida tenta encontrar uma solução para mudar a cabeça da mãe. Em sua busca para solucionar o impasse, ela encontra uma bruxa na floresta que lhe oferece um doce capaz de colocar fim a sua briga com a mãe. Acontece que o doce coloca um feitiço s0bre sua mãe e ela se torna um urso e para reverter o feitiço, Merida entra em uma jornada com a sua mãe e descobre o verdadeiro significado de bravura.
