DICA: O CONTO DA PRINCESA KAGUYA

O filme mais caro a ser produzido pelo Studio Ghibli, O Conto da Princesa Kaguya é diferente de muitos animes que já assisti – a começar pelo fato de que foi todo desenhado à mão no estilo impressionista, lembrando o estilo oriental de pinturas. O anime lançado em 2013 de drama e fantasia é baseado em uma fábula clássica japonesa ‘O Cortador de Bambu’ do século X, talvez uma das lendas mais antigas do Japão.

Dirigido de Isao Takahata, o anime se inicia com o cortador de bambu em mais um dia de trabalho, mas diferente dos outros dias, o camponês encontra em um pedaço de bambu uma pequena menininha. Muito encantado com a criatura, o homem decide que deve criá-la e a leva até sua esposa e colocam o nome de Kaguya na menina. Depois de encontrar a menina, toda vez que o homem cortava bambu encontrava muito ouro e assim acumulou uma grande fortuna, sendo capaz de dar uma vida de luxo a Kaguya. Ao crescer, a menina se torna uma bela jovem que desperta o interesse amoroso de diversos homens que disputam pelo seu coração, incluindo cinco nobres, inclusive o Imperador, a quem pede presentes impossíveis para recusar seus pedidos de casamento. A jovem se entristece com a vida que leva e foge, apenas para descobrir que o lugar a que pertence é bem longe dali e sua angústia é fruto da saudade do lugar de onde veio.

Todo anime é construído com uma delicadeza sem igual, desde os desenhos até a trilha sonora, fazendo com que o conjunto da obra seja algo inigualável e marcante. Apesar de não se assemelhar a histórias fantásticas que o Studio Ghibli tem costume de produzir, O Conto da Princesa Kaguya é tão encantador e interessante quanto os outros títulos, tanto que ganhou reconhecimento do público e da crítica, sendo nomeado em alguns prêmios como Asia Pacific Screen, Empire e Annie.

Assista ao anime aqui

Um comentário sobre “DICA: O CONTO DA PRINCESA KAGUYA

Deixe um comentário