Sabem aqueles filmes “infantis” que fizeram você se desabar em lagrimas e pensar porque decidiram que era uma boa ideia colocar, ou insinuar, cenas assim em filmes pra crianças? Hoje vamos falar de 5 filmes com cenas que me perseguem até hoje, então se você cresceu entre os anos 90 e 2000, provavelmente já viu todos os longas-metragens da lista.
Sério, quem cresceu entre os anos 80 e 2000 sabem exatamente do que estou falando. Na época, as produtoras pareciam pensar que fazer crianças chorarem era uma boa forma de aprendizado.
E mesmo que até que funcionasse, fez com as gravações piratas dessas produções ficassem muito ruins, já que o número de pessoas chorando no cinema atrapalhava a gravação dos DVDs e VHS piratas. Espera novamente, até que isso era bom, então chorar ajudou a afastar a pirataria senhores, suas lagrimas não foram em vão senhores.
Brincadeiras a parte, a Disney era especialista no quesito de por cenas de mortes e tristeza em filmes de animação. Mas não eram apenas desenhos que nos levavam as lagrimas, filmes envolvendo crianças em seus primeiros amores eram especialistas nisso. Decidi trazer apenas o TOP 5, mas poderia pensar em uns 10.
Então, se quiserem, faço uma parte 2 com outras obras que traumatizaram infâncias alheias. Sem mais delongas, fiquem com a lista, sinopses retiradas do AdoroCinema porque estou com preguiça de escrever. Não vou colocar o motivo dos traumas, mas a menos que seja uma criança de 12 anos que não tem acesso a internet, provavelmente já viu cenas desses clássicos por ai, mesmo que não tenha assistido.
MEU PRIMEIRO AMOR

“Vada Sultenfuss (Anna Chlumsky), uma garota de 11 anos, é obcecada com a morte, pois sua mãe morreu e seu pai, Harry Sultenfuss (Dan Aykroyd), é um agente funerário que não lhe dá a devida atenção. Vada é apaixonada por Jake Bixler (Griffin Dunne), seu professor de inglês, e no verão faz parte de uma classe de poesia só para impressioná-lo. Paralelamente é muito amiga de Thomas J. Sennett (Macaulay Culkin), um garoto que é alérgico a tudo. Quando Harry contrata Shelly DeVoto (Jamie Lee Curtis), uma maquiadora para os funerais, e se apaixona por ela Vada se sente ultrajada e quer fazer qualquer coisa que estiver em seu poder para separá-los.”
Ponte para Terabítia

“Jess Aarons (Josh Hutcherson) sente-se um estranho na escola e até mesmo em sua família. Durante todo o verão ele treinou para ser o garoto mais rápido da escola, mas seus planos são ameaçados por Leslie Burke (AnnaSophia Robb), que vence uma corrida que deveria ser apenas para garotos. Logo Jess e Leslie tornam-se grandes amigos e, juntos, criam o reino secreto de Terabítia, um lugar mágico onde apenas é possível chegar se pendurando em uma velha corda, que fica sobre um riacho perto de suas casas. Lá eles lutam contra Dark Master (Matt Gibbons) e suas criaturas, além de conspirar contra as brincadeiras de mau gosto que são feitas na escola.”
ASSISTA NA NETFLIX ou na PRIME VÍDEO
BAMBI

“Numa floresta os animais ficam agitados com o nascimento de um filhote de cervo, Bambi, que foi chamado de “Príncipe da Floresta”, pois seu pai é o cervo mais respeitado da região. Bambi cresce, faz amizade com outros animais da floresta, aprende como sobreviver e descobre o amor. Um dia chegam caçadores e ele precisa aprender como ser tão corajoso como seu pai, para saber como conduzir outros cervos para um lugar seguro.”
DUMBO

“Quando a cegonha chega, igual a todos os anos, para entregar os bebês às suas mães no circo, a senhora Jumbo se depara com uma surpresa: seu pequeno Jumbo Jr. tem orelha grandes demais para um elefante recém nascido. Logo que os outros animais o vêem, começam a zombar dele, o que leva a mamãe elefanta à ira, e os domadores do circo decidem confiná-la. Ridicularizado e sozinho, Jumbo Jr. ganha o apelido de Dumbo (estúpido em inglês) e com a ajuda de um amigável ratinho, ele descobre que graças as suas enormes orelhas pode voar.”
Toy Story 3

“Em Toy Story 3, Andy (John Morris) tem 17 anos e está prestes a ir para a faculdade. Desta forma, precisa arrumar o quarto e definir o que irá para o lixo e o que será guardado no sótão. Seus antigos brinquedos, entre eles Buzz Lightyear (Tim Allen), Jessie (Joan Cusack) e o Sr. Cabeça de Batata (Don Rickles), são separados para serem guardados no sótão. Entretanto, uma confusão faz com que a mãe de Andy os coloque no lixo. Woody (Tom Hanks), que será levado por Andy para a faculdade, decide salvá-los. O grupo escapa, mas acaba no carro da mãe de Andy. Ela leva a uma creche diversos brinquedos, entre eles Barbie (Jodi Benson). Ao chegarem, os amigos encontram um universo até então inimaginável, onde os brinquedos sempre têm crianças para brincarem com eles.”
