THE EIGHTH SENSE

ATENÇÃO! ESTE POST CONTÉM GATILHOS

Por mais um ano, a dona Coréia do Sul vem lançado uma penca de BLs bons, mas os últimos lançamentos têm me surpreendido bastante; tanto pela atuação, produção, mas também pelos temas que vêm sido abordados. Em um momento em que se faz cada vez mais necessária a discussão sobre saúde mental, ainda mais em um país que trata o problema como tabu, trazer em pauta o assunto em uma mídia tão globalizada faz um bem tamanho.

Na série, um jovem do interior, Jihyun, se muda para Seoul para estudar na universidade. Ele tem problemas para se encaixar e lidar com a vida da cidade grande, até conhece Jaewon, um veterano que acabou de terminar o serviço militar e está de volta à universidade. Jaewon ajuda Jihyun a se sentir acolhido e a se adaptar a sua nova realidade, ainda mais quando eles estão juntos no clube de surfe da faculdade. Durante uma viagem, Jaewon beija Jihyun, mas acaba agindo como se nada tivesse acontecido, deixando o calouro confuso sobre a relação entre os dois.

O motivo por trás de Jaewon agir de tal forma não tem nada a ver com não entender ou aceitar bem a sua sexualidade, mas algo ainda mais profundo. O rapaz sofre com vários traumas do passado que deixaram feridas profundas em si, tanto que ele faz acompanhamento psicológico e toma remédios controlados para ajudá-lo a dormir e se acalmar. Ele teve que sua relação com Jihyun possa ferir o calouro e causar traumas nele, por isso acredita que a melhor maneira de prosseguir é se afastando dele, sem levar em consideração o que Jihyun pensa sobre o assunto.

Durante a série, vemos Jaewon tentar lidar com a sua saúde mental e buscar ajuda e conforto, tanto na figura da psicóloga quanto na figura de Jihyun. A série é mais um lembrete de que, se você está com dificuldades em lidar com suas emoções, problemas e traumas, a melhor saída é procurar ajuda, nem que seja de um completo desconhecido. Compartilhar nossas dores, medos e inseguranças tornam elas mais suportáveis e nos ajuda a encontrar paz, conforto e certo livramento para nos recuperarmos desta situação. Não é vergonha nenhuma pedir ajuda, necessita-se muita coragem e forma para admitir que nossa caminhada não está fácil, por isso tenha orgulho de si mesmo por tomar a difícil decisão de se abrir e buscar suporte.

The Eighth Sense está disponível no Viki

Se você está precisando de ajuda ou conhece alguém que está passando por um momento difícil, procure o CVV pelo telefone 188 ou acesse o site <cvv.org.br>

Deixe um comentário