Estamos entrando na reta final do mês do orgulho, como devem saber, nós aqui da Culturar damos grande importância a representatividade LGBTQIA+ nos filmes. Apesar de isso ser especialmente pelo fato que é basicamente o que gostamos de assistir, ou ler, nós sempre tentamos trazer obras diferentes para que vocês (e nós) consigam se enxergar nos personagens.
Ver um personagem que lembre de você mesmo, seja você como for, é importante. Quando nos vemos em um protagonista de filme, nós conseguimos entender que tem mais gente mundo afora como nós, que não estamos sozinhos, e não é isso que a maioria quer? Saber que tem alguém como você? Por isso, hoje trago abaixo obras LGBTQ+ para verem na Netflix, que ainda é o streaming (dos que assino) com mais representatividade. Abaixo seguem nossas indicações, com sinopses do Adoro Cinema.

“A Festa de Formatura é adaptação do musical The Prom, que conta a história de Emma, uma menina adolescente de Indiana que está no último ano do ensino médio. Quando ela decide levar sua namorada como par para o baile de formatura e a escola cancela a festa, ela chama atenção nas redes sociais de um grupo de atores da Broadway em busca de uma causa para melhorar sua carreira. As quatro estrelas em declínio vão então para o meio-oeste tentar ajudar Emma a conseguir mudar a mente dos pais conservadores que barraram seu baile.”

“Alex Truelove (Daniel Doheny) é um aluno exemplar do último ano do Ensino Médio. Ele tem um grande futuro pela frente, mas antes de se formar ele quer alcançar o último marco da adolescência: perder a virgindade com a sua namorada, Claire (Madeline Weinstein). Tudo se complica quando ele conhece Elliot (Antionio Marziale), um charmoso menino gay que sem querer põe Alex em uma jornada de autodescoberta.”
B: Anne+: O Filme

“Anne+ conta a história de uma universitária lésbica de vinte e poucos anos em Amsterdã, que se prepara para partir para Montreal, enquanto navega em sua vida social e carreira de escritora e tenta conciliar com sua data final para entredar o românce que está escrevendo. Além disso, Anne ainda está tentando se achar na vida, o que dificulta ainda mais alguém que está totalmente perdida na vida.”
T: Fanfic

“Em uma escola polonesa, dois adolescentes estudantes do ensino médio formam um vínculo muito forte enquanto navegam pelos inúmeros desafios de entender e expressar seu verdadeiro eu, incluindo sua descoberta LGBT, os primeiros sentimentos românticos, o amadurecimento juvenil e os conflitos escolares e familiares causados pelo seu jeito de ser”. Única sinopse do site Filmow.
Q: Vovó Saiu do Armário

“Em Vovó Saiu do Armário, após se revelarem homossexuais e decidirem se casar, duas setentonas causam um alvoroço em suas famílias conservadoras e na sociedade a sua volta, chegando a colocar em risco o noivado de uma das netas. Nessa comédia, ambas as mulheres terão que lutar por aquilo que acreditam.”
+: Laerte-se

“Retrata a trajetória da cartunista e chargista brasileira Laerte, considerada uma das mais proeminentes do gênero no Brasil. Tendo vivido parte de sua vida como homem, ela assumiu sua transexualidade aos 57 e, de lá pra cá, experimenta uma jornada única e pessoal sobre o que é, de fato, ser uma mulher.”
