Não importa a sua orientação sexual, essa música tem efeitos imediatos quando toca em qualquer festinha e, eu posso garantir que já vi de perto como ela afeta as pessoas assim que seu ritmo envolvente e a letra que a maioria canta errado saem do som do rádio. A nossa escolha de música da semana é ‘I Will Survive’ da Gloria Gaynor.
A canção disco dos anos 1978, faz parte do álbum ‘Love Tracks’ da cantora e foi lançado apenas como um b-side, mas se tornou uma das canções mais famosas do mundo. A letra da música fala sobre superar uma relação que não fazia bem para aquela pessoa, mas foi escrita com a intenção de expressar a relação de seus compositores (Freddie Perren e Dino Fekaris) com a sua gravadora, Motown.
Mesmo que a música não tenha sido feita para o público LGBTQIA+, ela acabou se tornando um grande hino de empoderamento, talvez devido ao cenário disco music fazer parte da contracultura da época e ter a maioria do seu público justamente LGBTQIA+. Além disso, a música faz parte da trilha sonora de um dos filmes mais icônicos Queer: Priscilla, a Rainha do Deserto.
It took all the strength I had not to fall apart
I Will Survive – Gloria Gaynor
Kept trying hard to mend the pieces of my broken heart
And I spent oh-so many nights just feeling sorry for myself
I used to cry
But now I hold my head up high and you see me
Somebody new
I’m not that chained-up little person still in love with you
And so you felt like dropping in and just expect me to be free
Well, now I’m saving all my lovin’ for someone who’s loving me
