Já fazia um bom tempo que eu olhava curiosamente este título na Netflix: um anime com personagens da Roma Antiga? Como seria algo assim? – a verdade é que eu sempre me surpreendo com a maioria das tramas de animes que acabo assistindo, porque realmente alguns têm histórias tão malucas e criativas que eu fico imaginando como o autor teve tantas ideias diferentonas para criar o universo daquele mangá/anime.
Em ‘Thermae Romae Novae’ conhecemos o Lucius, um arquiteto da Roma Antiga que tem dificuldades em encontrar um novo emprego por conta de seu bloqueio criativo. Seus amigos tentam ajudá-lo a relaxar o levando para uma casa de banhos. Lá ele mergulha sua cabeça na água, frustrado, e entra em um túnel temporal capaz de levá-lo a uma casa de banho no Japão dos tempos modernos.
Em contato com tanta modernidade em técnicas e designs, Lucius volta ao seu tempo e tenta recriar tudo que viu. Apesar de seu resultado ser inferior ao do que lhe inspirou devido às diferenças de tecnologias, ele se torna referência na arquitetura e ganha reconhecimento dos cidadãos de Roma.
Baseado nos mangás de Mari Yamazaki, esta história já foi adaptada anteriormente em uma série de anime em 2012 e ganhou nova versão pela Netflix em 2022. Thermae explica a fascinação dos antigos romanos e dos japoneses pela cultura que ronda as casas de banhos, ou termas, e sua importância histórica. Ao final de cada episódio, vemos a autora dos mangás mostrando a tradição por detrás das casas de banho no Japão, o que traz muita informação educativa sobre a cultura entorno deste costume.

Para ser sincera, eu já havia ouvido falar sobre um pouco da importância de casas de banho em boa parte dos países asiáticos. Elas possuem um peso, não só histórico, mas também social, pois fazem parte também do convívio da comunidade. O que eu não sabia é que os antigos romanos tinham esse hábito de banhar-se; pouco se explora sobre este costume nas aulas de história e se o tema já foi discutido em alguma aula que frequentei, passou despercebido.
Acredita-se que, como boa parte dos costumes da Roma Antiga, as termas sejam uma herança da cultura da Grécia Antiga. Os gregos utilizavam as casas de banhos principalmente para recuperar os músculos cansados de atletas que participavam das tradicionais competições da época. Os romanos adotaram tal costume pois notaram os benefícios do banho, até para aqueles que não praticavam esportes e as termas se tornaram parte tão importante de sua cultura que possuíam bibliotecas, salas, comércios e prostibulo, concentrando tudo que a vida social da Roma Antiga exigia. O ato de banhar-se não tinha muito haver com higiene para os antigos romanos, tudo era mais como um evento social: eles discutiam negócios, política e faziam muita fofoca por ali. Os horários para homens e mulheres utilizarem o local eram diferenciados e o acesso a escravos também era liberado.
Mas como o assunto aqui é anime, devo dizer que ‘Thermae Romae Novae’ tem todos os ingredientes para ser aquele passatempo que está faltando no final de semana. O anime é bem curtinho, então a gente nem vê o tempo passando, até porque ele é divertido leve e tão quente como os banhos termais.
