Nossa dica do dia é a franquia de filmes Sharknado. Lançados pela produtora Syfy, os seis longas-metragens foram dirigidos por Anthony C. Ferrante e estrelados por Ian Ziering como Fin Shepard e Tara Reid como April Wexler. Apesar de ser do gênero de comédia de horror e comédia de desastre, ele para mim é quase um slasher, mas os “assassinos” são tubarões.
A franquia segue o casal Fin e Tara, sendo sempre surpreendidos por tornados formados por tubarões, mortes absurdas, nada realísticas e uma pseudociência divertidíssima que é capaz de incomodar diversas áreas do conhecimento de uma vez. Enfim, filmes adoráveis, feitos para serem absurdos. Com efeitos horríveis que tornam a experiencia para mim muito melhor.
Tudo começa no primeiro longa-metragem, quando uma tempestade começa em Los Angeles, California. Fin sai junto de seus amigos para ir atras de sua ex-esposa e seus filhos e salvá-los da tempestade. Porém, as coisas apenas pioram, com tubarões espalhados pela rua, comendo pessoas, e uma alagação que parece atingir a maior parte do litoral da cidade.
Tudo piora quando um ciclone se forma, formando um tornado com tubarões vivos dentro dele que atacam os humanos ao redor. Fin e sua ex-esposa April fazem de tudo para salvar seus filhos.
Após o primeiro filme, os outros seguem Fin e April em diferentes cidades, agora juntos de novo, enquanto lidam com novos desastres naturais que acabam formando novos Sharknados ao redor dos Estados Unidos.

Temos o casal em Nova York, tendo que lidar com uma tempestade enquanto promovem o livro de April sobre desastres não tão naturais, como o Sharknado, quando eles percebem que terão que mais uma vez lidar com o fenômeno.
No terceiro vemos Fin na capital do país, esperando para receber um prêmio quando novamente o desastre se abate sobre eles, dessa vez se dirigindo a Florida. O quarto mostra como nosso herói vai visitar seu filho em Las Vegas, quando um novo Sharknado se abate sobre eles. Nesse vemos que fazia anos que não tinha um novo desastre como esse no país, mas o mais novo tornado de tubarões não pode ser detido facilmente.
Agora em Londres, para falar sobre as recentes ameaças de Sharknados pelo mundo, Fin e April tem que lidar com mais desastre, dessa vez na antiga terra da rainha. Mas eles passam também por Toquio no Japão e no Rio de Janeiro aqui no Brasil, e até mesmo no Egito. O último filme mostra Fin e seu filho Gil tentando acabar de uma vez por todas com a ameaça, para isso eles viajam para o passado.

Com exceção do primeiro filme, geralmente eles são locados em cidades diferentes, com todos seguindo logica de tempestade, e um tornado básico de furacões comendo pessoas. Não esperem um filme que faça muito sentido, ou que seja sério, ele é tudo menos isso.
Para os grandes fãs de filmes ruins como eu, essa franquia é uma obra prima, sendo divertida, mas emociona em alguns momentos com determinadas mortes. Com atuações controvérsias, uma premissa não muito boa e uma qualidade péssima de efeitos, o filme é perfeito para quem gosta de um filme ruim. Porque sim, ele é ruim, não tenta se passar por bom e a parte boa é ser ruim.
Apenas quem é fã de um filme ruim para relaxar, e fãs de slasher em geral, podem entender como é divertido ver mortes irrealistas em um filme como esse. Então quem é mais Cult, ou gosta de filmes bem-feito, com um senso logico por trás, pode ficar longe dessa obra prima. Mas quem adora um filme ruim, apenas para rir e se divertir, sem pretensão nenhuma, pode começar a maratona.
Onde assistir o primeiro: Prime Vídeo.
