Quem nunca quis saber quais segredos guardam nossos sonhos? Afinal, a maioria das vezes, nossos sonhos parecem inacabados ou sem sentido, nos fazendo questionar de onde surgiram todas aquelas coisas que vimos enquanto dormíamos. Em Paprika, um dispositivo é capaz de fazer com que entrem em seus sonhos e examinem esses acontecimentos tão misteriosos.
O anime de ficção científica foi lançado em 2006 em conjunto da MadHouse e Sony Pictures Classics, sendo dirigido por Satoshi Kon. A história é baseada em um livro de mesmo título escrito por Yasuataka Tsutsui.

Quando um dispositivo revolucionário, o DC Mini, foi inventado, um tratamento psicoterapêutico pode ser criado. O dispositivo permite que o usuário possa visualizar os sonhos de outras pessoas, assim as ajudando os pacientes a superarem traumas que eles mesmos não possam entender. A chefe da equipe do projeto, a Doutora Atsuko Chiba, passa a utilizar o dispositivo ilegalmente fora do laboratório para ajudar pacientes psiquiátricos sob o codinome Paprika – uma personagem que ela assume no subconsciente dos pacientes.
Acontece que usar o DC Mini antes que o dispositivo esteja completamente desenvolvido pode acarretar em sérios problemas, uma vez que qualquer pessoa possa entrar nos sonhos de outra sem restrições. Por isso, Chiba e sua equipe precisam agir com cautela e proteger o dispositivo. Porém ele acaba caindo em mãos erradas e transforma toda a realidade em um grande caos: o mundo real e o mundo dos sonhos acabam se fundindo.
Para arrumar as coisas e separar o mundo dos sonhos do mundo real, Chiba precisa de Paprika e suas habilidades subconscientes.
O anime explora da criatividade e do lúdico, o que traz exatamente a sensação de se estar sonhando. O fato de a realidade e os sonhos se misturarem durante a narrativa a tornam mais complexa, com detalhes de tirar o fôlego, cenas alucinantes e icognitas que tornam este filme uma verdadeira obra de arte.
