Nossa escolha de música da semana é da banda de rock estadunidense The Doobie Brothers. Long Train Running foi lançada oficialmente em 1973, no álbum The Captain and Me, mas a música já era cantada antes pela banda anos antes, em uma versão não oficial.
A música tem um ritmo animado e contagiante em contraponto com sua letra. Como o nome diz, se trata de uma longa viagem de trem, utilizado como forma de mostrar as mudanças que a vida dá. Claro, que quando eu escuto a letra, penso primeiro em um cenário mais sombrio, baseado em tanto tempo pegando metro em São Paulo, não direi o que imagino, mas deixo a letra abaixo para que façam a reflexão.
“Além da esquina a meia milha daqui
Você vê aqueles velhos trens passando
E os observa desaparecer
Sem amor, onde você estaria agora, sem amor?
Sabe, eu vi a senhorita Lucy a margem dos trilhos
Ela perdeu sua casa e família
E ela não irá voltar
Sem amor, onde você estaria agora, sem amor?
Bem, a Illinois Central
E o trem da Southern Central
Têm que seguir viagem, querida
Porque eles estão se atrasando”
A música tem uma mensagem interessante, além de ser um hit que ouço com frequência, o tipo de som que fico cantarolando tudo errado porque nunca lembro da letra exata. E não é fato que temos que seguir viagem? A vida passa tão rápido, com tantas mudanças inevitáveis, e sem amor, seja platônico ou não, como seria sua vida?
Seguir em frente diante adversidades, mudar de rumo porque tem algo além que o espera, são situações comuns de nossa vida. Estamos a todo tempo passando por mudanças essenciais, em uma constante evolução. Mesmo que tenha dificuldade em lidar com mudanças as vezes, sempre acabo dando um jeito, já que nós somos adaptáveis, é o que faz de nós humanos. Então, sem mais delongas, fiquem com a música!
