Música da Semana: Obrigado Não

Rita Lee foi um ícone da música brasileira, nossa rainha do rock e MPB, ela criou diversas músicas incríveis que me marcam até hoje. Ela nos deixou esse ano, uma perda muito grande para música nacional. Mas suas músicas servem exatamente para momentos atuais, como nossa escolha de música da semana que é Obrigada Não.

Estas últimas semanas muito tem se falado sobre o projeto absurdo que foi aprovado na câmara dos deputados, projeto esse que prevê proibir casamentos LGBTQIAPN+. Quando vi que esse projeto estava rolando, tudo que pensei foi que essa bancada evangélica com seus projetos absurdos só quer criar uma cortina de fumaça e manter seus eleitores preconceituosos continuamente votando neles.

Além disso, se você não foi pedido em casamento pare de se sentir o noivo (a) sério! Que mania absurda é essa? De um país supostamente laico querer usar uma única religião para visar suas leis? E com tanto problema que o Brasil tem no momento, porque continuar focando em quem só quer viver sua própria vida. Mesmo que apesar desse projeto absurdo ter passado pela câmara, não quer dizer que casamento homoafetivo é ilgeal galera, o projeto ainda precisaria passar por várias outras etapas, onde esperamos que o bom senso prevaleca.

Mas apenas ter passado pelos deputados já é assustador, porque só mostra como temos essa onda de conservadorismo crescendo cada vez mais. É por isso, que a música da semana não podia ser outra, fiquem abaixo com um trecho da nossa rainha falando sobre proibições do que não é ilegal.

“Quanto mais proibido

Mais faz sentido a contravenção

Legalize o que não é crime

Recrimine a falta de educação

Gravidez versus aborto

Quem quer nascer no mar morto?

Quem quer morrer antes da concepção?

Obrigado, não

Obrigado, não

Obrigado, não

Obrigado, não

Separe o joio do trigo

O Maquiavel do seu amigo

Casamento gay além de opção

É controle de população”

Em dias como hoje, que fico chateada com um mundo injusto, que sempre tenta regredir dez passos a cada dois que damos em frente para um mundo mais justo, gosto de ouvir essa música.

Rita Lee cantava para todos, suas canções me ajudam em vários momentos, esse é um deles. Toda vez que ouço ela, penso que conseguimos muito, mesmo que tirem de nós direitos básicos, aprendemos a lutar pelo que é nosso por direito.

Então, para os dias cinzas que temos por aí, para essa onda de conservadorismo assustadora, lembrem-se que não estão sozinhos, não vamos desistir de nossos direitos básicos e que dias melhores virão, mesmo que em um futuro que parece tão distante. Ouçam essa icônica música, aproveitem o ritmo animado dela e escutem a mensagem da rainha.

Deixe um comentário