Another é uma anime que marcou uma geração, a história foi contada primeiramente na Light Novel de Yukito Ayatsuji, depois tivemos a adaptação em mangá criada por Hiro Kiyohara. No Brasil o mangá foi publicado pela editora JBC. Por último, temos o anime que é nosso foco hoje, feito pelo estúdio P.A. Works e com direção de Tsutomu Mizushima.
O anime é um dos melhores de terror que já vi, não porque assusta, mas porque sua trama intrigante te prende durante todos os episódios. E sua reviravolta no final me marca até hoje. Além disso, a história tem um plot muito interessante e original.
Há 26 anos, na escola Yomiyama Norte uma menina chamada Misaki Yomiyama morre em um incêndio terrível. A classe 3-3, onde estudava, não consegue lidar com a perda e todos decidem continuar fingindo que ela ainda está lá, porém no fim do ano, ao olharem a foto da turma, Misaki está na foto. Isso inicia a maldição da classe 3-3, onde todo ano um extra está na sala.

Sakakibara Kouich entra na escola, atrasado devido a uma doença, ele logo estranha que todos na sala ignoram a existência da aluna Misaki Mei. Porém, logo descobrimos o terrível segredo da sala. Todo ano eles têm que escolher uma aluna para ser tratada como a “extra”, fingindo que essa pessoa não existe, dessa forma eles evitam mortes trágicas que começaram a ocorrer 26 anos atrás.
Kouich não leva a sério e começa a fazer amizade com Mei, porém logo as mortes começam a ocorrer. Agora, a classe 3-3 está em uma luta mortal contra o relógio, eles precisam descobrir quem é a pessoa “extra” real e matá-la novamente, para que assim a maldição pare.
Me lembro até hoje da surpresa de descobrir quem era extra, cada episódio você forma uma teoria, toda vez que o passado dos personagens é relevado você pensa que pode ser um deles. Mas a verdade é mais dolorosa do que eu pensava, o anime segue sendo minha recomendação favorita para o Halloween.
Além de envolver mistério, morte, maldição, ele envolve muita tristeza, histórias tristes, perdas absurdas e conversas importantes sobre luto em suas várias formas. Para quem conhece o clássico, reassistam, para quem nunca viu, vão lá agora assistir!
Onde assistir: Crunchyroll
