O Halloween já passou e agora muita gente deve estar pensando na Black Friday e no Natal, mas aqui no Culturar vamos aproveitar os resquícios da data e trazer uma dica de leitura que tem tudo a ver com o misticismo do feriado.
Para quem não conhece o universo dos Caçadores de Sombras, eu já falei um pouquinho sobre ele em alguns posts no blog – A Comparação entre a série Shadowhunters e a saga de livros Os Instrumentos Mortais; Tudo sobre os livros de Os Instrumentos Mortais & citei As Peças Infernais em Romances para Românticos Incuráveis. Apesar da trilogia de As Peças Infernais envolver muita fantasia e mistério, incluí os livros ao falar de romances por conta do famoso triângulo entre Tessa, Will e Jem, que é o único triângulo amoroso que nunca me fez passar raiva.

Mas como estou fazendo este post para aproveitar essa vibe do Halloween, vamos focar no universo fantástico que envolve a história de Tessa Gray, nos livros que antecedem os acontecimentos de Os Instrumentos Mortais, um dos maiores sucessos de Cassandra Clare.
Tessa é uma garota americana de 16 anos que viaja para a Inglaterra no ano de 1878 para encontrar seu irmão, Nathan, após a morte de sua tia Harriet – quem a criou durante toda a sua vida. Ao chegar à capital britânica, Tessa se depara com cenas estranhas e fora do comum, o que faria qualquer um questionar a própria sanidade. Ela é sequestrada pelas irmãs Black e Dark, que fazem parte do Clube do Pandemônio, uma organização secreta. Ao ser mantida em cativeiro, Tessa descobre que de ordinária ela não tem nada, já que é dona de um extraordinário poder capaz de chamar a atenção das Irmãs Sombrias e sua organização secreta.
Mas nada no Mundo das Sombras escapa aos olhos dos Caçadores de Sombras e Tessa logo é resgatada por eles e encontra abrigo no Instituto de Londres.
Acontece que, apesar das portas do Instituto parecerem ser o suficiente para mantê-la segura, uma grande caçada está acontecendo em nome de Tessa do lado de fora e o Magistrado fará qualquer coisa para colocar as mãos na moça. Com máquinas humanoides, os autômatos, o líder das forças do mal em Londres se infiltrará em cada canto da cidade até alcançar seu maior objetivo.
Tessa se junta ao misterioso Will e seu frágil melhor amigo, James, para aprender a usar seus poderes e entrar nessa batalha para descobrir a verdadeira identidade do Magistrado e de onde vem todos os seus poderes sobrenaturais. Só que a atração que Tessa sente pelos dois garotos acaba entrando no meio disso tudo e deixando a história ainda mais intensa – como se uma guerra entre os Caçadores de Sombras e as forças do mal já não desse muito pano pra manga…
A história é dividida em três livros: Anjo Mecânico (2010); Príncipe Mecânico (2011); Princesa Mecânica (2013).

