Não me julguem, mas mesmo estando mais perto dos 30 do que de ainda ser uma adolescente, eu ainda prefiro assistir um bom e velho drama adolescente, ainda mais quando se trata de produções dos anos 90 e início dos anos 2000, até porque esses filmes trazem aquela nostalgia gostosa e sensação de conforto que mais nenhum filme é capaz de trazer – ainda que alguns deles tenham alguns pontos problemáticos e questionáveis, é impossível negar que não se fazem filmes como antigamente.
Ainda que eu já tenha feito um lista assim (que você encontra aqui), acho que nunca vou citar filmes o bastante porque realmente eu amo reassisti-los milhões e milhões de vezes…
Na primeira lista citei alguns filmes um pouco mais recentes, mas agora decidi embarcar numa nostalgia louca e indicar longas que eu via quando era bem mais nova!
Correndo Atrás

Ryan Woodman (Shane West) é um típico nerd e sonha em conquistar o coração da garota mais popular da escola, Ashley Grant (Jodi Lyn O’Keefe), mas não sabe como será capaz de realizar tal feito. Ryan então pede a ajuda de Chris Campbell (James Franco), que é primo de Ashley, porém o rapaz está interessado em Maggie (Marla Sokoloff), que por acaso é a melhor amiga de Ryan. Os dois então fazem um acordo para conquistar a garota um para o outro.
Chris ensina Ryan a ser mais solto e ousado, enquanto Ryan ensina Chris a ser mais delicado e sensível, mas em meio a toda essa farsa, os sentimentos de Ryan acabam mudando e colocando os dois meninos em posição de rivais.
Gatinhas e Gatões

Samantha Baker (Molly Ringwald) tem esperanças que o dia de seu 16° aniversário seja o começo de coisas boas em sua vida, mas para sua surpresa toda a sua família esquece da data, já que todos só pensam no casamento de sua irmão mais velha, Ginny, que acontece no dia seguinte.
Tudo que Sam desejava era que Jake Ryan (Michael Schoeffling) a notasse e correspondesse seus sentimentos, mas o rapaz ainda namora a popular Caroline e Sam acredita que ele nunca vai sentir o mesmo que ela. O filme mostra as crises de uma adolescente enfrentando as mudanças que essa fase trás enquanto tenta se encaixar em uma família disfuncional.
Um Príncipe em Minha Vida

A estudante na Universidade de Wisconsin, Paige Morgan (Julia Stiles, de 10 Coisas que Eu Odeio em Você) é uma garota pragmática demais para acreditar em contos de fadas, isso até a chegada de Eddie (Luke Mabbly), um belo estudante chegado da Europa. Acontece que Eddie guarda um segredo, ele é o príncipe Edvard da Dinamarca e foi aos Estados Unidos inconformado com o destino que seus pais desejam a ele.
Ainda que Paige e Eddie sejam de mundos completamente diferentes, a química entre os dois é irresistível e eles precisam superar suas diferenças para fazer o romance dar certo.
Naomi e Ely e a Lista de Não Beijo

Naomi (Victoria Justice) e Ely (Pierson Fodé) tem sido melhores amigos a sua vida toda. Naomi é a garota que todos os garotos desejam ter, mas ela acaba se apaixonando pelo único cara que não pode ter, Ely, seu melhor amigo gay. Enquanto isso, Ely é um conquistador que brinca com outros garotos até finalmente se apaixonar de verdade. Para manter a amizade, os dois fazem uma lista de não beijo: uma relação dos caras que nenhum dos dois pode beijar em hipótese alguma. Só que Ely quebra as regras e beija o namorado de Naomi, fazendo com a amizade dos dois seja completamente abalada.
