O especial de fim de ano de Aggretsuko!

Nossa dica do dia é para os fãs do anime Aggretsuko, o especial dirigido por Rarecho é inspirado em uma personagem criado pelo estúdio Fanworks para alguns curtas. O anime que é criação da Netflix acompanhamos vários animais humanizados que vivem suas vidas cotidianas trabalhando em uma empresa de escritórios.

Antes de focar no especial, quem não conhece o anime pode ler meu post sobre eles aqui. Mas o anime foca na Retsuko, uma panda vermelha de 25 anos, ela vive uma vida cotidiana no escritório, sofrendo com os problemas de todo adulto, que mora sozinho e trabalha como CLT. Para desestressar, ela canta metal depois do trabalho em karaokê.

Agora o especial, apesar de se chamar Feliz Natal Metaleiro e ser um especial de Natal, ainda pode e deve ser apreciado agora que passamos da data porque ele mostra várias facetas das festas de fim de ano e a vida do trabalhador nessa fase.

Primeiro porque nossa querida Retsuko se jogou no mundo das postagens do Instagram, tendo sido contagiada pela animada Tsunoda, e agora sendo alvo do stalker de Fenneko. Estando focada nos amei em suas fotos, nossa metaleira esquece de fazer planos para o Natal, enquanto ela corre atrás de planos, Handa tenta conseguir coragem de chamar ela para sair.

Esse episódio mostra bastante essa pressão que podemos sentir de fazer planos, ter algo legal para contar, não ser deixada de fora. E aquele sentimento de solidão quando vemos todos ao nosso redor com planos, enquanto podemos não ter grandes planos.

Não ligo para comemorações religiosas, ou feriados em geral, mas, mesmo assim, ver todo mundo cercado de planos e amigos nessas datas sempre me deixam deprimida. Quando se trabalha em escritório é inevitável comentar o que todos vão fazer, e isso pode deixar quem é mais isolado com um sentimento de exclusão.

Gosto como esse anime segue sendo identificável para mim, ao mesmo tempo em que ele é divertido e gostoso de assistir, ele me faz refletir, dar risada, e me ajuda a passar por essa semana. Lembrem-se, se você é como eu e fica para baixo nessas semanas de fim de ano, você não é a única, só porque sua vida não segue o modelo de comercial de margarina, não quer dizer que seja ruim. E o mais importante, as pessoas só postam coisas que querem que os outros vejam, ninguém é tão feliz assim.

Onde assistir: Netflix.

Deixe um comentário