É impossível negar que com o passar do tempo muita coisa muda. Cada geração é marcada por características marcantes que acabam não sendo tão presentes na geração seguinte. Essas mudanças não são somente sociais, econômicas e políticas, mas também são notadas em toda forma de arte e entretenimento; e tenho notado como essas mudanças têm afetado o design das novas animações. É claro que temos todo aquele apego especial com as coisas que crescemos assistindo, então quando surge uma nova versão de um personagem que amamos, isso causa certa estranheza e às vezes é um pouco difícil da gente acabar gostando da repaginada que ele ganhou, mas cada mudança acompanha o público-alvo a ser atingido e talvez o que as crianças gostavam no início dos anos 2000 seja um tanto diferente do que as crianças gostam nos dias atuais. Mas isso não nos impede nem um pouco de sentir saudades das séries animadas que a passávamos o dia todo esperando para assistir e nem de reclamar que não gostamos das novas versões, tampouco de se entristecer ao saber que é quase impossível encontrar aquele desenho que a gente tanto amava anos atrás.
Justamente por sentir saudades dos desenhos que eu amava assistir todos os dias – de manhã, de tarde ou de noite – e que em grande parte eram transmitidos na TV Aberta, que decidi trazer uma lista com desenhos esquecidos no tempo, mas que muita gente que, assim como eu, cresceu nos anos 2000 deve se lembrar!
Corduroy (2000)
A série animada baseada nos livros de Don Freeman (A Pocket of Corduroy) teve 26 episódios exibidos entre 30 de setembro de 2000 a 23 de setembro de 2000. A história acompanhava Lisa, uma menina de origem afro-americana que, junto de seu ursinho de pelúcia Corduroy, recria um mundo de imaginação, aventuras e muita diversão.
Assista a abertura de Corduroy:
Madeline (1988)
Madeline é uma pequena menina ruiva que reside em um colégio interno católico em Paris. No colégio, ela vive junto de Senhorita Clavel, responsável pela tutela das alunas, e suas 11 amigas de escola. A série é baseada nos livros seriados de mesmo nome de Ludwig Bemelmans. Apesar de ser uma série animada do final dos anos 80, Madeline só foi exibida no Brasil em 2004, pela Canal Futura.
Assista a abertura de Madeline:
Sagwa, A Gatinha Siamesa (2001)
Sagwa é uma gata da raça siamês que vive com a família real Chinesa no palácio real junto de sua família de gatos – papai e mamãe Miao, e seus irmãos, Sheegwa e Dongwa. Sagwa é uma gatinha muito curiosa e hiperativa, que vive brincando com seus irmãos e um morcego chamado Fu-Fu no quintal do palácio e pela província.
Assista a abertura de Sagwa, A gatinha Siamesa:
Historinhas de Dragões (1999)
Com 3 temporadas, a série foi transmitida originalmente entre 6 de setembro de 1999 e 25 de novembro de 2005, sendo baseada nos livros de Ron Rodecker (Dragon Tales). Max e Emília são dois irmãos que encontram um jeito de chegar até a Terra dos Dragões ao se depararem com os dizeres – eu desejo, eu desejo, de todo o coração/ voar para longe, para a Terra dos Dragões – no quarto de brinquedos de sua nova casa, junto de uma escama mágica. Ao se transportar para o novo mundo, os dois conhecem Ord, Cacau, Zak e Zica dragões crianças que se tornam seus novos amigos.
Assista a abertura de Historinhas de Dragões:
Os Camundongos Aventureiros (1998)
Emily e Alexander são uma dupla de camundongos primos que moram nos Estados Unidos. Os dois viajam a diferentes países do mundo, visitando primos e fazendo novos amigos, mas também solucionando mistérios e crimes que, em boa parte, são de autoria do temível rato Sem Rabo Não Vale Nada.
Assista a abertura de Os Camundongos Aventureiros:
As Trigêmeas (1997)
Baseada nos livros de Roser Capdevilla de mesmo título, a história segue três irmãs gêmeas, Ana, Teresa e Helena. Toda vez que as meninas se comportavam mal, Bruxa Onilda as mandava para dentro de histórias infantis e contos de fadas para que elas aprendessem uma lição.
Assista a abertura de As Trigêmeas:

Um comentário sobre “SÉRIES ANIMADAS DA MINHA INFÂNCIA QUE FAZEM FALTA”