Como todos devem saber, nos últimos dias o Rio Grande do Sul precisa de ajuda, devido as grandes chuvas, e agora com barragens correndo o risco de desabarem, a situação está complicada no sul do país. E quem decidiu superar o medo para ajudar? Isso mesmo, o Cascão.
Primeiro, vamos falar da Turma da Mônica, criada pelo icônico Mauricio de Souza, a franquia de mídia começou como histórias em quadrinhos da Mauricio de Souza Produções. O universo se expandiu e hoje além dos quadrinhos, temos animações diversas, em formato de series e filmes, além de adaptações em live-action.
E o Cascão é um personagem inesquecível que marcou minha infância, junto da turminha, e ainda marca a de muitas novas gerações. Sua principal característica é o medo que ele tem de água. Porém, em 1983, também para ajudar nas enchentes do sul do país, Cascão entrou na água pela primeira vez, em um quadrinho que servia para conscientizar sobre a situação.

Agora em 2024 ele volta a água de novo, em uma nova adaptação desse quadrinho clássico, para ajudar de novo nas enchentes do sul. A imagem pode ser apenas um quadrinho para alguns, mas é um simbolismo importante para muitos. Apesar do medo, esse personagem tão importante da minha vida e de muitos brasileiros, decidiu se juntar aos esforços de ajudar o sul do país. E nós podemos ajudar também.
A importância desse quadrinho é clara, a Turma da Mônica é um clássico nacional, que sempre ficará imortalizado em nossos corações. Esses personagens conquistaram meu pai na infância dele, me conquistaram na minha, e seguem agrando gerações novas. A importância deles no país é inegável, e é importante ver que um quadrinista desse tamanho, se posiciona em situações como essa.

Para quem não consegue doar com dinheiro, mas quer ajudar o sul, eu doei roupas, e existem diversos pontos de coletas para isso. E os Correios estão recolhendo doações para as vítimas, veja como doar aqui. Além disso, podem ver no site Para Quem Doar diversos projetos que estão ajudando nessa causa. E a Folha de SP separou diversos projetos ótimos que estão ajudando, e podem ver mais opções de onde doar aqui!

Voltando para a Turma da Mônica, escolhi falar deles essa semana, porque além de querer aproveitar para divulgar esses sites, em que podem ver onde doar, essa turminha marcou gerações e ficará sempre em meu coração.
Além de ter os quadrinhos, que recomendo que comprem para qualquer criança de suas vidas, ou para vocês mesmos. Essas histórias focam na Mônica e seus amigos, moradores do bairro do Limoeiro. Mônica é a baixinha, nervosa e muito forte, sempre sendo alvo de zoação, mas ela não leva desaforo para casa, e usa seu famoso coelho Sansão para bater em quem a irrita.
Além dela, temos Cebolhinha, que fala palavras com “R” usando “L”, ele tem sempre um plano mirabolante para dar nós na orelha de Sansão, e sempre arrasta Cascão para isso. Temos também Magali, que só quer saber de comer, ela está sempre com muita fome.
A turminha já fez de tudo, inclusive crossovers incríveis, dos quais falarei aqui especialmente mais para frente. Eles contam aventuras divertidas, com muito alto astral, e tem um cuidado de inclusão de crianças com deficiências, e diversidade.
Vocês podem ver alguns dos episódios no canal deles no Youtube. E tem a série animada deles na Prime Vídeo Premium.
