Gojo e Geto: Do início ao fim

O capítulo 261 de Jujutsu Kaisen veio para traumatizar novamente os fãs, Gege Akutami segue com o objetivo de traumatizar seus fãs, e ser o mangaká mais odiado do mundo. Considerando as ameaças de morte que Gege tem sofrido essa semana, o trabalho está sendo bem-feito. Hoje vamos falar da história mais triste, impactante e emocionante do mangá, a trajetória, coincidências e relação de Satoru Gojo e Suguru Geto.

Para terem aquele contexto básico de sempre, Jujutsu Kaisen é um anime e mangá, criados por Gege Akutami, o anime é produzido pela produtora MAPPA. No Brasil, o mangá é pulicado pela Panini, e o anime está disponível na Crunchyroll.

Além disso, tem o filme, que vamos citar hoje, que é Jujutsu Kaisen 0 e ele está disponível na Netflix. E já fiz diversos posts dessa história e podem ver na #Jujutsu Kaisen. Sem mais delongas, vamos falar dessa relação e personagens complexos, perfeitos e que deixam saudade, vai haver spoilers do anime, filme e mangá, então cuidado.

Em um mundo cercado por pessoas comuns, feiticeiros e maldições, nasce uma criança especial, depois de quatrocentos anos, um feiticeiro do clã Gojo tem a capacidade tanto de usar o Infinito, quanto os Seis olhos. Essa criança é visada desde novo, visto como uma arma, ele nunca pode relaxar, essa era a vida de Satoru, porém, um dia, na escola Jujutsu de Toquio, ele conhece seu primeiro, e único, amigo e Suguru mudou tudo.

Enquanto crescia, como podemos ver no mangá e nos flashbacks do anime e filme, Gojo nunca relaxa, nunca desativa sua técnica do infinito, nunca era tocado, e sempre se via como o mais forte. Mas isso muda quando ele está com Geto, Suguru Geto é um feiticeiro muito forte, junto de Gojo, eles eram os mais fortes. Muito além disso, a personalidade arrogante e despreocupada de ambos, era complementar.

Enquanto cresciam e aprendiam juntos, os dois sempre se destacaram, pela primeira vez em sua vida, Gojo tinha alguém que ele considerava um igual. E mesmo que isso fosse injusto com Shoko, e outros feiticeiros de seu ano que o consideram amigos, Gojo sempre considerou Geto seu primeiro e único amigo. Aquele que o entendia, aquele que era como ele.

Porém, um dia tudo mudou, aquele fatídico dia, em que Fushiguro Toji, pai solteiro, ex membro do clã Zenin, e um feiticeiro sem energia amaldiçoada, perde em uma corrida de cavalo. Por conta disso, ele aceita um trabalho, assassinar Riko Amanai antes que ela possa ser usada como novo receptáculo de Tengen. Infelizmente para Geto e Gojo, nosso amado apostador mudou todo futuro deles porque perdeu na corrida, e precisava de dinheiro.

Temos duas versões de Geto e Gojo, uma que aparece na primeira parte da 2ª temporada do anime, que é a versão adolescente e juvenil, os melhores amigos, diria até almas gêmeas (se é platônico ou não depende de você), uma dupla inseparável e feliz, que aproveitava a vida. Eram os mais fortes e sabiam disso.

E existe a versão depois, a versão em que Geto, que sempre foi a voz da razão, aquele que impediu Gojo de matar uma seita, aquele que impedia Gojo de ser cruel, esse Geto cede aos pensamentos sombrios. Nessa versão pós Toji, Suguru passa a odiar os feiticeiros, a detestar aqueles que considera responsável pelo seu sofrimento, aqueles que são culpados de Gojo não poder ter uma vida normal.

Após uma intervenção de Toji, que veio, causou e morreu, voltou, causou e morreu de novo, esse Toji, interveio e colocou Geto na trajetória do vilão. Graças ao cavalo que perdeu a corrida, e fez Toji aceitar o trabalho, Geto encontrou duas maldições em uma jaula, cometeu diversos assassinatos, e decidiu eliminar todos os não-feiticeiros.

E Gojo, que era arrogante, desprezava os mais fracos, caótico, que queria salvar Riko, mesmo que tivesse que eliminar toda seita maluca que achava que Tengen tinha que ser “puro”. O Gojo feliz por ter um igual, meio maluquinho que todos tinham medo, esse Gojo, se tornou o professor mais respeitado, e que mais se importava com seus alunos.

Após uma pequena intervenção de Toji, que ao morrer pediu para seu assassino (Gojo) cuidar de seu único filho, Fushiguro Megumi, o colocou em um caminho diferente, talvez mais nobre, que um dia acabaria da mesma forma que Geto, mas ainda não chegamos lá. Agora responsável por uma criança, Gojo mudou, passou a focar sua vida em tornar as novas gerações mais fortes, a protegê-los das decisões superiores que foram responsáveis por tudo. Agora, Gojo é pai, sensei e tem o foco em proteger os não-feiticeiros.

Antes do mesmo lado, agora os melhores amigos são inimigos, e seu término final, em frente ao KFC, ainda causam arrepios em todos os fãs. Durante dez anos, Gojo estava ensinando, crescendo, se tornando quem conhecemos no primeiro episódio de Jujutsu. Durante esses mesmos dez anos, Geto está criando sua seita, matando, e planejando o fim dos não-feiticeiros.

Por dez anos, Gojo, ainda sofrendo, conseguiu olhar para o lado e Geto ficou impune, mesmo que eles se encontrassem durante esse tempo, sabendo que um dia o confronto viria, por dez anos, cada um estava em seu lado. E então, enta Yuta pela primeira vez. Meu amado feiticeiro, aquele noivo de uma maldição que um dia foi sua melhor amiga de infância, esse Yuta, e por conta dele, vem o confronto final.

Dessa vez, Gojo não pode evitar, ele precisa acabar com isso, então, depois de muita dor, relutância, e amor por parte dos dois lados, o fim chega para Geto pelas mãos de seu melhor amigo, e Gojo sofre de novo sua perda.

Porém, para tristeza dos fãs, e de Gojo, Kenjaku (e Gege) não permitiram que Geto descansasse, então graças a técnica de Kenjaku, em um dia fatídico de Shibuya, Gojo é traumatizado novamente. Ele vê o corpo de seu melhor amigo, mas não é aquele que um dia foi seu igual, não é aquele que foi seu único amigo, como um dia contou a Yuta, não, agora seu amado amigo estava sendo usado como uma arma, apenas um receptáculo.

Graças ao choque, mesmo sendo o feiticeiro mais forte, Gojo é selado, ao sair, seus traumas não acabam, e ele tem que lutar contra Sukuna, que usa o corpo do garoto que ele criou, Megumi, como arma. Depois de ver o corpo de seu melhor amigo, e ser selado por ele, Satoru Gojo morre nas mãos de Sukuna, que veste a pele de Megumi, o garoto que Gojo criou como filho.

E como se não bastasse, toda dor que esses dois passaram, todas as formas como essa linda amizade foi destruída, por culpa de outras pessoas, Sukuna ainda está forte, vencendo e matando quem sobrou. Por conta disso, Yuta tem que fazer algo que tinha perguntado a Gojo, ele precisa usar o corpo de Gojo, como Kenjaku usou o de Geto.

Há aqueles que dizem que é a mesma coisa, e para eles eu digo, vocês não leram o mesmo mangá que eu, ou não viram o filme. Gojo, além de ter dito que não ligaria, matou Geto para salvar Yuta, ele entenderia, mas isso não faz doer menos.

Agora, outro ciclo se fecha, e as crianças que um dia foram as mais fortes, encontraram um melhor amigo, foram traumatizados, jogados em lados opostos, mortos, e usados como receptáculo em uma briga que nem é deles.

E espero, que Gege deixe eles descansarem, não sei o que esperar do futuro, tem pessoas que acham que Gojo voltará, honestamente espero que não. Deixe que ele descanse, em seu último momento ele encontrou seu amado amigo, e espero que acabe assim. Torço por Yuta sair vivo, e por derrotarem o Sukuna, mas acima de tudo, deixem o Geto e Gojo em paz, eles já sofreram demais, e merecem descansar. Eles estão mortos, deixe assim.

Esse post especial, foi para mim, muito mais do que para os fãs, depois do impacto do último capítulo, fiquei relembrando a história deles, e precisava escrever sobre eles. A história desses dois foi intensa, triste e perfeita. Apesar de toda dor, Gege criou uma obra de arte, e se dói tanto e causa tanta revolta, é porque Akutami criou personagens muito complexos, tramas eletrizantes, nós nos apaixonamos e nos importamos, por isso dói tanto quando eles se vão.

Então, considerando a obra, provavelmente vem mais dor, mais derrota, e sofrimento, porém, espero que não para Gojo, depois que ele inevitavelmente morrer pela segunda vez, espero que Gege o deixe em paz. E por favor, alguém ajuda o menino Yuji, vou fazer um especial sobre ele em breve, deixem meu protagonista ter protagonismo!

Deixe um comentário