Sabe quando você vê algo muito, mas muito bom, mas acaba esquecendo daquilo por algum tempo e BOOM – de repente aquela coisa volta para você e te faz se perguntar como você pode esquecer disso…
Quando eu estava escrevendo meu artigo científico para meu TCC, eu passei muito tempo lendo e assistindo todo tipo de conteúdo LGBTQIAPN+. Na época eu não entendia muita coisa – inclusive a minha própria sexualidade – mas ainda assim entendia a importância da representatividade na mídia e queria expor as falhas e os acertos que a indústria de entretenimento tinha de resultados de seus produtos voltado a esse público. A verdade é que arte e cultura servem de ponte para abrir pautas muito importantes na nossa sociedade, assim como também servem para educar, politizar e se fazer entender assuntos que algum dia foram tabus.
Dentre algumas das séries que eu assisti na época está Pose, uma das séries mais aclamadas pela crítica e pelo público sobre a cultura e os desafios enfrentados por pessoas da comunidade LGBTQIAPN+. A série televisiva americana é uma criação de Ryan Murphy, Brad Falchuk e Steve Canals, trazendo no elenco Evan Peters, Kate Mara, James Van Der Beek, Michaela Jaé Rodriguez, Dominique Jackson, Billy Porter, Indya Moore, Ryan Jamaal Swain, Dyllón Burnside, Haille Sahar, Angelica Ross, Angel Bismark Curiel, Sandra Bernhard e Charlayne Woodard.
Ambientada na Nova Iorque dos anos 80 e 90, Pose explora temas pertinentes ao cenário LGBTQIAPN+ envolvidas na cena ballroom da cidade, envolvendo personagens latino-americanos e afro-americanos. Temas como identidade, discriminação, resiliência, busca por aceitação e respeito são abordados no drama.
A série conta com 3 temporadas (2018-2021) e um total de 26 episódios. A premissa central do drama gira em torno de Blanca (Michaela Jaé Rodriguez) uma mulher trans que abra uma casa, a Casa Evangelista, após ser expulsa da Casa Abundance, comandada pela arrogante e soberba Elektra Abundance (Dominique Jackson). As casas funcionam como uma família alternativa, constituídas principalmente de pessoas LGBTQIAPN+. As casas promovem concursos organizados em bailes da comunidade em busca de troféus e prêmios em dinheiro. Além disso, outros personagens ganham destaque como o dançarino Damon (Ryan Jamaal Swain), uma garota de programa chamada Angel (Indya Moore) que tem um caso com uma homem casado (Evan Peters), e Pray Tell (Billy Porter), mestre de cerimônia dos bailes e mentor dos membros da comunidade que sofre uma longa batalha contra o vírus Aids.
A série se encontra disponível pela Star+
