DOC: TRÊS ESTRANHOS IDÊNTICOS

Imagine viver toda a sua vida sem saber que tem, não um, mas dois irmãos gêmeos… A história de três rapazes que passaram 19 anos sem saber a verdade sobre seu nascimento é contada no documentário de 2018, mas nem de longe a surpresa chega a ser como um conto de fadas.

Quando Bobby ingressou na universidade, em 1980, se surpreendeu em como todos pareciam amigáveis demais. Acontece que as pessoas o chamavam de Eddy, e quando o rapaz dizia não ser essa pessoa, todos apontavam as semelhanças entre eles. Seu colega então levantou a hipótese de que Bobby e Eddy poderiam ser irmãos separados no nascimento, o que levou o garoto a procurar sua duplicata. Ao conhecer Eddy, ele descobre que os dois nasceram no mesmo dia, no mesmo hospital e foram adotados pelo mesmo centro de adoção – os dois eram, realmente, irmãos gêmeos separados no nascimento.

A história foi parar na mídia e virou um grande sucesso, até que os amigos de David notaram que o rapaz era estranhamente parecido com os dois rapazes nos jornais. Ele decidiu entrar em contato com o número de telefone na matéria, descobrindo que ele era o terceiro gêmeo perdido.

Depois de dezenove anos separados, os três irmãos não poderiam estar mais felizes em se conhecerem. O reencontro dos três acabou se tornando uma história tão popular na mídia que logo eles estavam participando de todo tipo de programa de TV e até de um filme da Madonna.

Mas a história não acaba aí. As três famílias adotivas dos rapazes decidiram procurar o Louise Wise Services, centro de adoção responsável pela adoção dos trigêmeos, em busca de respostas pelas razões da separação dos irmãos e porque eles nunca foram informados que eles eram trigêmeos. Foi então que descobriram que eles foram usados para um estudo científico liderado pelo psiquiatra Peter Neubauer.

Cada um dos trigêmeos foi adotado por uma família em diferentes condições sociais e com diferentes perfis de pais. O experimento buscava estudar se o ambiente poderia mudar aspectos importantes da personalidade de uma pessoa ou se a genética era determinante. Apesar de terem sido criados em diferentes situações, Bobby, Eddy e David apresentavam os mesmos gostos, hábitos e também os mesmo distúrbios.

Infelizmente, após descobrir sobre o experimento, Eddy tirou a própria vida em 1995. Bobby voltou ao anonimato e vive no Brooklyn, ele é casado e tem dois filhos. David trabalha com uma seguradora em Nova Jersey, também tem dois filhos, mas é divorciado. Os dois irmãos tiveram um momento conturbado em sua relação após terem administrado um restaurante juntos, mas hoje em dia são próximos e frequentemente se encontram.

Assista o documentário na Netflix

Deixe um comentário