Ultimamente, eu que amava histórias de romance, pareço ter enjoado delas. A verdade é que fiquei crítica demais – ou chata demais – e passeia enxergar vários problemas no desenrolar do romance que me fazem perder totalmente a paciência – salvo com as séries BL e GL asiáticas, que ainda trazem algum frescor para mim em alguns casos – e me desinteressar pela história. Mas quando o assunto são filmes clássicos, que envolvem romance mesmo sem ser romance ou são romances propriamente ditos, eu até consigo ficar interessada no enredo e aproveitar a história como um todo. Talvez isto explique a vocês, caros leitores, o porquê de toda vez que eu vou escrever sobre séries, seja sempre os meus queridinhos BLs, e não um romance hetetonormativo, mais do mesmo, que eu já cansei de ver faz tempo.
Talvez vocês possam enxergar algum romance no filme que vim indicar hoje, mas eu o vejo de outra forma, ainda que ele seja descrito como um filme de romance. Segundas Intenções é um filme de 1999, dirigido por Roger Kumble, estrelado por Sarah Michelle Gellar, Ryan Phillippe, Reese Witherspoon e Selma Blair. O filme é um releitura do clássico livro Les liaisons dangereuses, de Pierre Choderlos de Laclos, escrito em 1782. Ao invés de ser ambientado na Primeira República Francesa, o longa traz jovens ricos do ensino médio em Nova Iorque.
No enredo, Kathryn Merteuil (Sarah Michelle Gellar) e Sebastian Valmont (Ryan Phillippe) são de uma família rica e foram criados como irmãos desde o casamento de seus pais. Sebastian tem fama de sedutor e conquistador e gosta de ser conhecido como tal, mas Kathryn que, apesar de ser ainda pior que o rapaz, prefere manter a pose de boa moça. Quando seu namorado a troca pela inocente Cecile Caldwell (Selma Blair), Kathryn desafia Sebastian a seduzir a menina e acabar com a reputação dela. Porém o rapaz propõe um outro desafio: perverter a bela filha do diretor, Annette Hargrove (Reese Witherspoon). Kathryn então lhe propõe uma condição, terminar o desafio até o fim do verão ou seu Jaguar 56 será dela, mas se Sebastian suceder, poderá levá-la para cama.
O filme mostra uma relação nada saudável entre Kathryn e Sebastian que, vira e mexe estão mexendo com a vida de outras pessoas em prol de seu alimentar o próprio ego e entreter-se. Os dois não possuem limites ou moral que os impeça de agir como bem entendem, não importando quais as consequências de suas atitudes. Qualquer mudanças no comportamento do rapaz após se aproximar de Annette são questionáveis, pelo menos do meu ponto de vista, já que ele só repensa suas ações quando passa a perceber que ela não iria escolher ficar com ele se continuasse agindo sempre da mesma maneira, o que acaba sendo o plot de muitos personagens masculinos em histórias de romance.
Assista ao trailer oficial de Segundas Intenções:
