DICA: FURIOSA – UMA SAGA MAD MAX

Na minha visão, distopias parecem estar bem mais perto da realidade humana do que as utopias. O que vemos ao nosso redor nos últimos anos – ou talvez desde há muito tempo – é que nós não sabemos como tratar dignamente o nosso planeta e a vida que cresce nele; seja desmatando, queimando, poluindo, desgastando, devastando e acabando com partes mais do que importantes de sua fauna e flora – o que fazemos acontecer com a vida na Terra passa longe de ser um paraíso. E mesmo que Mad Max relate uma realidade alternativa, a narrativa desse grande sucesso do cinema não pega em mostrar a face cruel e destrutiva dos homens.

Diferente dos outros filmes da franquia, especialmente da trilogia clássica protagonizada por Mel Gibson como Mad Max, este filme foca em Furiosa, personagem apresentada em Estrada da Fúria (2015) e que era interpretada por Charlize Theron, anos antes dos acontecimentos do quarto filme. Agora nos é apresentado a infância e o início da vida adulta da personagem e como ela cai nas mãos de Dementus (Chris Hemsworth), um senhor de guerra. Furiosa é interpretada por Alyla Browne na infância e Anya Taylor-Joy em sua fase adulta.

Furiosa, nascida em Green Place of Many Mothers, um dos últimos lugares onde a agricultura e água pura ainda existem neste mundo pós-apocalíptico. Um grupo de rebeldes acaba achando o lugar quando Furiosa e Valkyrie colhiam frutos. A menina tenta sabotar suas motocicletas, mas acaba sendo capturada pelo grupo que a leva até seu líder, Dementus. O senhor de guerra acaba “adotando” Furiosa como sua filha, afim de chegar até Green Place para ter controle dos recursos naturais.

Dementus também planeja ter controle da refinaria que fica dentro da Citadela, outra região que possui recursos naturais e é comandado por Immortan Joe, mas acaba sendo capturado pelos meninos de guerra. Tentando contornar a situação, Dementus usa Furiosa na negociação com Immortan Joe, que acaba cedendo a autoridade de Gastownd a Dementus e aprisionando Furiosa junto de suas esposas, com o propósito de usá-la para chegar a Green Place.

Mas a personalidade guerreira de Furiosa a ajuda a lutar contra o controle do local, podendo escapar das mãos de Immortan Joe até se reunir com os membros da Estrada da Fúria e se tornar Imperator Furiosa.

O filme acaba fugindo um pouco da proposta original de Mad Max, já que a guerra por recursos naturais e combustível serve apenas de plano de fundo para a trajetória de vingança da personagem principal, mas ainda consegue capturar boa parte dos fãs da franquia, trazendo um filme interessante que ainda traz a essência de George Miller, criador da Saga.

O filme que foi estreado em Cannes em 15 de maio deste ano e só chegou aos cinemas australiano e americanos em 23 e 24 de maio, tem a duração de 148 minutos que muita ação. CGI e drama.

Assista ao trailer oficial:

Assista no Prime Video

Deixe um comentário