O Dia do Saci está chegando, com ele vem também o Halloween, o famoso Dia das Bruxas, e apesar de ser uma data principalmente popular nos Estados Unidos hoje em dia, ainda é uma data que eu gosto de celebrar.
Terror é o meu gênero favorito no geral, então um dia que as pessoas focam nisso sempre me interessou. Claro, se você olhar as origens do feriado, entenderá que não era sobre isso no início. Mas hoje em dia, é uma data mais conhecida por pessoas vestidas como personagens, e por ser um dia com uma vibe de terror.
Então, é claro que como fã do terror, eu adoro a data, além de ela ter dado origem a diversos filmes incríveis, livros muito bons, séries divertidas, todas focada nesse feriado, ou nessa vibe que ele passa.
Por conta disso, hoje decidi recomendar 4 livros de terror, e suspense. E todos eles têm características diferentes, são feitos para públicos diferentes, e passam conceitos diferentes da mesma questão que é o terror. Apesar de claro, não ter sido necessariamente a ideia dos autores.
São livros com um tema de terror que atraem por diferentes motivos, assim você pode escolher o que combina com você e ler essa semana para ficar no clima do feriado.
Frankenstein

O clássico de Mary Shelley deu origem a um personagem que é usado em tudo que tem relação com terror. Além de ser talvez o primeiro livro de ficção-cientifica, digo talvez por que existem debates no qual não entrarei aqui. Esse livro é um terror clássico, com monstros e muita ficção, mas sem sustos, mas com um debate interior interessante sobre os julgamentos que damos aos outros, sobre beleza interior versus exterior, e uma aura que só um clássico pode passar.
A história se dá por conta de Victor Frankenstein, que em um de seus experimentos, criou um monstro a partir de restos humanos e todas as consequências que essa criação traz a ele, e as pessoas próximas.
O Exorcista

Impossível falar de terror, sem citar o clássico de William Peter Blatty, que originou um clássico dos cinemas, e que mudou o gênero do terror. Esse, é claro, é para aqueles que curtem possessão demoníaca, muita referência a religião, cenas mais pesadas, e o foco na luta entre o “sagrado” e o “profano”.
Inspirado em um caso real, o que torna tudo mais sinistro e divertido, o livro conta a história de Chris, que sofre com mudanças bruscas no comportamento da filha, Regan. Ela eventualmente recorre a igreja, e agora o padre Damien vai tentar entender o que está acontecendo para livrar a jovem do mal que a possui.
Psicose

Outro clássico que não podia faltar, o livro de Robert Bloch inspirou o filme clássico, que também mudou muito o gênero em sua época. E esse é um dos meus tipos de livros favoritos, terror com assassinos em série, clássico, sempre em alta, o melhor tipo. Então se você gosta de crimes reais, documentários de crimes, e coisas assim, como eu e muitas mulheres por aí, esse é o livro certo para você.
Esse clássico da literatura conta a história de Norman Bates, teve uma criação rígida com uma mãe controladora, era um solitário, tinha um santuário para mãe, e o que mais? Claro, era um assassino em série que gerou filmes e uma série icônica.
Amigo Imaginário

Stephen Chbosky é responsável pelo livro mais novo em nossa lista, mas que também não podia faltar, esse livro junta mistério, suspense e o sobrenatural com o horror de forma tão entrelaçada que torna uma leitura viciante e difícil de parar. Se você gosta de um terror, mas com mais suspense, em que pode tentar descobrir o que está acontecendo junto dos personagens esse livro é para você.
Kate Reese foge com o filho Christopher de um relacionamento abusivo, mas o que deveria ser uma busca de vida melhor, torna caminhos sombrios quando seu filho desaparece misteriosamente, reaparece misteriosamente, mas dessa vez mudado e com uma missão.
