The Cranberries foi uma banda de rock alternativo irlandesa, e eles tem alguns sons icônicos que eu sempre ouvia em rádios aleatórias na época que estação de rádio ainda eram populares. Recentemente, Zombie tem tocado na minha playlist aleatória do Amazon Music, e como essa semana é Halloween, me parecia certo de que essa fosse nossa escolha de música da semana.
Lançada no álbum de No Need to Argue, e composta pela talentosa e saudosa Dolores O’Riordan, a música foi lançada em 1994. E antes de saber o significado da canção, sempre levei da forma literal, por isso, achava que ela tinha muito vibe do halloween. Antes de falar do que eu achava, versus o que realmente é, fiquem com um trecho da letra.
“Outra cabeça se abaixa humildemente
Uma criança é levada lentamente
E a violência causou este enorme silêncio
Quem estamos enganando?
Mas veja bem, não sou eu
Não é a minha família
Na sua cabeça, na sua cabeça eles estão lutando
Com seus tanques e suas bombas
E suas bombas e suas armas
Na sua cabeça, na sua cabeça eles estão chorando
Na sua cabeça, na sua cabeça
Zumbi, zumbi, zumbi
O que está na sua cabeça, na sua cabeça
Zumbi, zumbi, zumbi”
O que eu achava da música era que ela falava de um apocalipse legal onde mesmo depois de transformados, os zumbis ainda tentavam voltar, como se ainda tivesse forma de reverter esse fim de mundo apocalíptico imaginário. Então essa música me passava uma vibe de Dia das Bruxas, além de ter um ritmo intenso que me acalma.
O que a música realmente fala é de um atentado terrorista que aconteceu na época, devido a um grupo extremista da Irlanda. Ela na verdade tem uma mensagem muito importante sobre a forma como extremismos tornam as pessoas zumbis, que vivem em uma batalha que só existe na cabeça deles, acabando com vidas inocentes.
Então, ela é ainda mais adequada para essa semana, que teve o segundo turno das eleições porque precisamos lembrar eu extremismo só causa destruição e dor, não sejam radicais, e cobrem aqueles em quem depositaram sua confiança nos próximos 4 anos.
Então, independente se você gosta da música porque ela também te passa esse clima de halloween ou por conta da mensagem original, ou se não gosta ou nunca ouviu, eu recomendo essa canção e podem ouvi-la agora.
