Hoje decidi fazer um post comentando os principais subgêneros do terror, meu gênero cinematográfico favorito, e indicar um filme para cada subgênero. Recebi essa ideia de um amigo, que disse que eu deveria falar sobre os tipos de pessoas que cada um atrai, modifiquei a ideia geral um pouco, mas aqui estamos nós.
Primeiro, antes de entrar em cada subgênero, vamos falar primeiro que é claro, pode ter mais de um subgênero no mesmo filme, e dependendo de quem classifica, podem ter muito mais tipos para se falar.
E apesar de que não vou citar de forma separada, por geralmente estarem juntos com um dos outros subgêneros, tenho que citar gore e trash. Gore se refere aqueles filmes focados em muito sangue e violência explicita, ou seja, aqueles filmes em que os corpos têm muito mais sangue do que deveriam. Um filme trash é na tradução literal, um filme lixo, e é isso, são filmes de baixo orçamento, e baixa qualidade técnica, eles geralmente são filmes ruins intencionalmente e gosto muito disso.
Terror psicológico
O único dos subgêneros do terror que recebe alguma atenção dos críticos, o terror psicológico é autoexplicativo. Ele foca muito mais no que não podemos ver, focando em emoções cotidianas elevadas a loucura.
É um queridinho dos fãs de cult que curtem terror, e também em quem deveria estar no CAPS, seja como paciente ou como médico. Por não ser algo tão explicito, ele pode ser mais fácil de ver para pessoas que não gostam tanto de jump scare. Ao mesmo tempo, eles levantam muitos gatilhos em quem tem problemas psicológicos. Eu adoro, e diria que ele é ótimo para quem gosta de filmes que precisam pensar mais.
Indicação: Sorria

Sinopse “Em Sorria, tudo na vida da Dra. Rose Cotter (Sosie Bacon) muda, após uma paciente morrer de forma brutal em sua frente, e ela testemunhar o incidente bizarro e traumático no consultório. A partir daí, ela começa a experimentar ocorrências assustadoras que ela não consegue explicar, mas que de alguma forma, se relacionam com a morte que ela presenciou. Para entender o fenômeno que não sai de sua cabeça, a Dra. irá atrás de respostas, mesmo que o mal também já esteja perseguindo-a, e tudo que ela mais quer, é também fugir. Rose irá até as últimas consequências, com o objetivo de desvendar e combater o mal desconhecido que começou a afetar sua vida e de todos ao seu redor. Cada dia mais imersa nessa teia de acontecimentos assustadores, para sobreviver, ela deverá enfrentar a situação perturbadora que se apresenta, e tentar escapar de sua nova e horrível realidade.”
Terror Sobrenatural
Também autoexplicativo, esse gênero junta o sobrenatural e o terror, são filmes em que os vilões não são necessariamente desse mundo. Geralmente fazem alusão a religiões, e trazem representações de demônios, possessão e coisas como essa.
Um queridinho do publico de terror de forma geral, geralmente tem os filmes mais populares depois dos Slasher. Esse público geralmente atrai aqueles forçados a estudar a religião da família enquanto crescia, que ao se rebelarem, buscam conforto em filmes que deixariam os pais de cabelo em pé. Ele também atrai aqueles que tem curiosidade sobre o que acontece após a morte, pessoas que tiveram experiencias sensitivas, ou que acreditam nisso. Ou, mais simples, quem gosta de ver pessoas mudando de voz e agindo como um demônio católico. Claro, também é bom para quem prefere terror que não desse mundo.
Indicação: Sobrenatural

Sinopse: “A família Lambert, formada por Josh (Patrick Wilson), Renai (Rose Byrne) e os filhos Dalton (Ty Simpkins) e Foster (Andrew Astor), acaba de se mudar. Logo, uma das crianças entra em coma de forma inexplicável, o que faz os pais pensarem que a nova casa abriga algum tipo de espírito do mal. Mas eles logo se mudam do local e nos dias seguintes acabam descobrindo que o problema não estava na casa e sim no próprio filho.”
Slasher
O nosso último da lista, meu favorito, e o menos óbvio do que se trata. Esse gênero é sobre psicopatas que matam aleatoriamente, geralmente um grande número de pessoas em uma mesma cidade, bairro, e assim vai.
Esse é mais complexo, é sem dúvida o mais popular dos gêneros do terror, então elas podem gostar por vários motivos. Mas em geral é muito popular entre quem tem uma pequena queda pelos assassinos protagonistas das obras, por quem pensava em como seria ser o Ghostface ou uma vítima dele. E claro, por fãs de crimes em gerais, esse gênero atrai muito as pessoas que gostam de crimes reais, porque no fim, mesmo sendo exagerado e nem sempre humano, são apenas psicopatas que matam em série.
Indicação: Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado

Sinopse: “Em uma pequena cidade costeira, quatro adolescentes atropelam e supostamente matam um desconhecido. Com medo das conseqüências deste acidente, decidem se livrar do corpo e o jogam no mar. A vida de cada um dos quatro toma rumos diversos e um ano depois, eles se reencontram na mesma cidade e uma das jovens recebe um bilhete dizendo: “Eu sei o que vocês fizeram no verão passado”. Deste momento em diante mortes acontecem, todas causadas por um gancho de pescador.”
