O MENINO E A GARÇA

Depois de Hayao Miyazaki ter se aposentado em 2013, muita gente imaginava que a mente brilhante por detrás dos filmes mágicos do Studio Ghibli não retornaria, mas depois de um longo processo de produção – desenhando à mão e animando o filme – O Menino e a Garça finalmente foi lançado no Japão em 14 de julho de 2023, sendo levado aos cinemas sem promoção prévia e sem lançamento de nenhum trailer. O anime foi fortemente aclamado após seu lançamento, levando na edição de 2024 o Oscar de Melhor Filme de Animação.

O roteiro, fortemente inspirado na infância de Miyazaki, traz a história de Mahito Maki, um garoto que se muda para o campo com o pai após um tragédia familiar durante a Segunda Guerra Mundial. Seu pai, que trabalha com a produção de aviões para o exército japonês, passa a maior parte do tempo longe de casa e, por isso, Mahito acaba tendo de explorar o local sozinho.

Após a morte de sua mãe, o pai de Mahito casou-se com a irmã de sua falecida esposa, que vivia no campo. A madrasta do menino acaba desaparecendo misteriosamente, sem deixar rastros. O jovem rapaz, ainda que frustrado com a nova realidade, saí pela propriedade e encontra uma torre, sendo levado pela Garça para dentro da antiga construção.

O mundo encontrado por Mahito dentro dali é cheio de criaturas estranhas e fantásticas, mas também cheio de perigos. Mas é ali também que ele conhece seu Tio-Avô, quem criou aquele novo mundo. O homem procura alguém que possa sucedê-lo na manutenção do lugar, mas isso significa deixar para trás sua vida lá fora e toda bondade que Mahito acredita ter.

O filme faz um paralelo com a vida de Miyazaki, que usou de vários elementos de sua própria história na hora de criar os personagens e suas aventuras para este que parece ser seu último trabalho.

Assista ao trailer oficial:

Assista na Netflix

Deixe um comentário