Nossa escolha de música da semana é Aquarela, a clássica canção do cantor e compositor Toquinho, eternizada pelos comerciais da Faber Castel. A canção do gênero MPB foi lançada em 1983 no álbum que leva o seu nome e se consagrou como um clássico nacional, sempre presente em karaokês.
A escolha de hoje se deve a dois fatores, primeiro, estamos em novembro, já é quase 2025 e ainda não processei 2020, e fim de ano tem sempre aquelas músicas que nos lembram essa época. Para mim, MPB no geral, especialmente o dos anos 80, me passa um ar de fim de ano que não sei explicar, mas essa música me deixa com esse gostinho de novembro.
E o segundo motivo é que é uma ótima música, com uma mensagem muito bonita, que precisamos homenagear. Antes de falarmos da letra, fiquem com um trecho para irem relembrando esse som incrível.
“Um menino caminha
E caminhando chega no muro
E ali logo em frente
A esperar pela gente, o futuro está
E o futuro é uma astronave
Que tentamos pilotar
Não tem tempo, nem piedade
Nem tem hora de chegar
Sem pedir licença
Muda nossa vida
E depois, convida
A rir ou chorar”
A canção tem um ritmo delicioso de seguir, uma letra que fica conosco para sempre e, claro, uma bonita mensagem. A música fala sobre a efemeridade da vida, enquanto mostra como devemos manter a criatividade de uma criança para achar soluções a nossos problemas.
As vezes nós adultos de fato complicamos tudo, e olhar o mundo através dos olhos de uma criança pode ajudar a ver soluções não obvias. E claro, a vida passa rápido, e está tudo bem, temos que aproveitar enquanto estamos aqui, porque a gente não sabe o que vem depois, só sabemos que um dia acaba, mas até lá, curtam essa canção clássica e cantem junto com Toquinho.

Adoro! Sempre trabalho essa música com meus alunos, seja piano, violão, canto ou até ukulele 🥰🎨🎵Alguns nem conhecem, aí logo apresento a música pra eles! Eles adoram!Um abraço
CurtirCurtir