O Natal acabou, mas o espírito natalino se junta com o de ano novo, e outras celebrações de diferentes crenças que acontece nesse período de dezembro, deixando a gente com aquele resquício de espírito de fim de ano. Então, nós aqui da Culturar ainda estamos em espírito de festas e vamos encerrar a semana com mais recomendações natalinas.
Hoje, ao invés de trazer livros clássicos de Natal, que já falamos antes se quiserem buscar, hoje decidi trazer 4 histórias diferentes, cujo principal tema distorce um pouco o espírito natalino em uma versão bem mais interessante. Então, hoje nossa lista de livros é para você que gosta de terror, suspense, investigação policial e ficção gótica em seu mais alto nível.
Então fiquem com esses clássicos de seus gêneros, todos podem ser comprados na Amazon, e deixo a sinopse oficial da plataforma. E não, não sou patrocinada, quem dera, apenas preguiçosa mesmo, mas é fim de ano, então minha preguiça está liberada. Prometo me esforçar mais ano que vem (talvez).
O Natal de Poirot
Romance por Agatha Christie

“Quando o abastado Simeon Lee convidou seus quatro filhos e respectivas esposas para o Natal, não tinha em mente um reencontro caloroso.
A ocasião era apenas um pretexto para anunciar, em meio a vociferações e insultos, que seu testamento seria alterado após as celebrações.
Mas as queixas não se mantêm por muito tempo. Depois do jantar, os convidados escutam um estrondo e um grito ensurdecedor. Ao chegarem no quarto de Simeon, encontram seu corpo coberto de sangue e a mobília do quarto revirada.
Mas como descobrir o assassino de um homem que cultivou inimigos a vida inteira? Somente Hercule Poirot poderá responder a esta pergunta.”
O Fantasma de Canterville
Conto por Oscar Wilde

“O que acontece quando um experiente fantasma não consegue mais assustar? É o que nos perguntamos quando lemos este clássico de Oscar Wilde. Entre terror e comédia, com ironia fina das grandes obras literárias, O fantasma de Canterville é publicado agora pela primeira vez na Antofágica pela Nano, nossa coleção de livros de bolso.
Mesmo antes de explodir na cena literária com O retrato de Dorian Gray, Oscar Wilde já era um mestre na arte de contar histórias. Dotado de um humor ácido e inteligente, O fantasma de Canterville narra a jornada de um fantasma habituado há gerações a assombrar os moradores de sua mansão. Indignado com a resistência de uma família americana a ceder ao medo, o fantasma de repente se vê às voltas com estratégias e planos para cumprir o que acredita ser sua maior missão: assustar.
Recheado de ironias e críticas à sociedade, marca da obra de Wilde, O fantasma de Canterville prova a extensão da genialidade do autor, que, no fim da era vitoriana, seguia desafiando costumes e, com isso, mantinha seu posto no panteão da literatura. Em formato de bolso, com tradução inédita de Daniel Turela Rodrigues e capa de Amanda Miranda, a Antofágica publica sua edição de um dos mais famosos contos do escritor irlandês. “
A Aventura do Pudim de Natal
por Agatha Christie

“Simples, empolgante e irresistível, como uma surpresa de Natal., Times Literary SupplementUm corpo apunhalado dentro de um baú. Uma briga familiar que termina em assassinato. Um homem que acredita estar prevendo sua morte em sonhos. Estes são apenas alguns dos mistérios que Agatha Christie apresenta nesta deliciosa seleção de contos, que reúne cinco casos do detetive Hercule Poirot e um de Miss Marple. Na história que dá título ao livro, A aventura do pudim de Natal, um príncipe herdeiro pede a Poirot que o ajude a encontrar um rubi que lhe foi roubado. Para investigar o caso, o detetive precisa participar, a contragosto, de uma tradicional celebração natalina inglesa em uma mansão do interior. Mas um bilhete anônimo acaba mudando tudo…Publicado originalmente em 1960, este livro contém seis histórias escolhidas pela própria autora, que faz aqui uma homenagem às festas de Natal de sua infância.”
O Iluminado
Romance por Stephen King

“O romance, magistralmente levado ao cinema por Stanley Kubrick, continua apaixonando (e aterrorizando) novas gerações de leitores. A luta assustadora entre dois mundos. Um menino e o desejo assassino de poderosas forças malignas. Uma família refém do mal. Nesta guerra sem testemunhas, vencerá o mais forte. Danny Torrance não é um menino comum. É capaz de ouvir pensamentos e transportar-se no tempo. Danny é iluminado. Será uma maldição ou uma bênção? A resposta pode estar guardada na imponência assustadora do hotel Overlook. Em O iluminado, quando Jack Torrance consegue o emprego de zelador no velho hotel, todos os problemas da família parecem estar solucionados. Não mais o desemprego e as noites de bebedeiras. Não mais o sofrimento da esposa, Wendy. Tranquilidade e ar puro para o pequeno Danny livrar-se das convulsões que assustam a família. Só que o Overlook não é um hotel comum. O tempo esqueceu-se de enterrar velhos ódios e de cicatrizar antigas feridas, e espíritos malignos ainda residem nos corredores. O hotel é uma chaga aberta de ressentimento e desejo de vingança. É uma sentença de morte. E somente os poderes de Danny podem fazer frente à disseminação do mal.”
