3 filmes para assistir hoje sobre Stonewall

Hoje os Estados Unidos está recendo um presidente para lá de polemico, que já deixou claro que se dependesse dele, o direito LGBTQIAPN+ seria totalmente revogado no país dele. Felizmente, ele não é nosso presidente e espero que em 2026 escolhamos corretamente nosso próximo presidente, para não seguir o mesmo caminho.

Pensando então no que o país norte-americano está passando atualmente nessa questão, decidi trazer 3 filmes, na verdade um filme e dois documentários em formato de filme, para falar sobre Stonewall. Para quem não sabe, a revolta de Stonewall foi uma série de protestos realizados pela comunidade LGBTQIAP+ depois de uma batida policial que foi a gota da água para uma comunidade que queria seus direitos, isso tudo em 1969.

Então, trago um documentário sobre como eram as coisas antes, para conhecerem um pouco o contexto que nosso vizinho do norte vivia na época. Claro, trago um sobre uma grande percursora de tudo isso, e um filme falando sobre o assunto, com uma história fictícia de fundo, mas baseada nos eventos reais. Deixo a sinopse do AdoroCinema, e sem mais delongas, fiquem com a lista.

Antes de Stonewall

“Grande parte da força do movimento LGBT nos dias de hoje vem diretamente dos eventos – a luta de um grupo de drag queens contra a opressora polícia de Nova Iorque, no bar Stonewall, no ano de 1969 – retratados neste documentário, através da utilização de imagens de arquivos, trechos de cinejornais e filmes e também depoimentos pessoais de indivíduos envolvidos, direta ou indiretamente, na cena LGBT nova-iorquina da época, antes de “Stonewall” acontecer.”

A Morte e a Vida de Marsha P. Johnson

“Documentário sobre o legado político deixado por Marsha P. Johnson, a estrela da TV americana e lendária figura do gueto gay de Nova York, conhecida por muitos como a “Rosa Parks do mundo LGBT”. Ao lado de Sylvia Rivera, Marsha foi a responsável por fundar a Transvestites Action Revolutionaries, um grupo de ativistas trans do país.”

Stonewall: Onde o Orgulho Começou

“No fim dos anos 1960, o adolescente Danny Winters (Jeremy Irvine) é expulso de casa e começa a descobrir novas ideias políticas e as dificuldades da vida adulta, às vésperas da rebelião de Stonewall, quando lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros enfrentaram a polícia de Nova York. O ato culminou na Parada Gay, que hoje se espalhou pelo mundo.”

Deixe um comentário