Talvez seja verdade que muitos cinéfilos acreditem que este filme seja uma verdadeira obra-prima. Este que é um dos longas mais famosos dirigidos por Martin Scorsese foi e é altamente aclamado pela crítica e pelo público, sendo selecionado pela Biblioteca do Congresso estadunidense para ser preservado no National Film Registry em 1994 . Taxi Driver foi um grande marco no cinema e é difícil discordar de sua importância e relevância na sétima arte, mesmo depois de quase cinquenta anos de seu lançamento.
Na história, Travis Bickle (Robert De Niro), um rapaz de 26 que afirma ter sido dispensado recentemente do Corpo dos Fuzileiros Navais, enfrenta forte insônia, por isso decide trabalhar como taxista durante a madrugada. Seus hobbies são assistir pornografia e dirigir por Manhattan. Enquanto trabalha pelas ruas de Nova Iorque, Travis observa o que considera a escória da sociedade – a violência latente nas ruas durante as noites.
Travis acaba conhecendo Betsy (Cybill Shepherd), uma moça que trabalha na campanha rumo à presidência do Senador Palestine (Leonard Harris) – que promete fazer drásticas mudanças sociais – e se encanta ela moça. Apesar de ter conseguido se aproximar de Betsy, Travis acaba arruinando tudo ao levá-la a um encontro constrangedor, o que elimina qualquer chance que teria com ela.
Apesar de suas frustações, Travis possui um forte senso de justiça e não consegue ficar imóvel ao perceber que uma jovem garota de 12 anos chamada Isis (Jodie Foster) se prostitui. O rapaz tenta de todas as maneiras convencer a menina a largar desta vida e voltar para casa, mas acaba tendo que tornar medidas drásticas que levam a loucura de Trais a ser vista como um ato heroico e humano, o que contradiz todas as ações que o jovem tomou durante todo o filme.
Travis é um personagem complexo e reflexo dos problemas sociais que o cercam, o que também inferem em seus transtornos psicológicos e pessoais. Ele é um homem cheio de preconceitos, manias e obsessões que acabam fazendo com que a sua situação de solidão e afastamento não chegue ao final. O personagem está longe de ser um modelo de comportamento masculino, ou mesmo humano, já que podemos facilmente apontar seus defeitos, mas dificilmente enxergamos suas virtudes.
Taxi Driver é um retrato cru de violência e de descaso, não é um filme bonito de se ver, mas uma imagem realista de problemas sociais e psicológicos que até hoje engolem grandes cidades.
Assista ao trailer oficial:
