Hoje vamos falar de um, dos milhares de filmes chamados O Ritual, mas esse é único que tem o talentoso Anthony Hopkins no elenco, como sempre, mandando muito bem em suas cenas, e demonstrando, como esperado, uma ótima química com Colin O’Donoghue que interpreta nosso protagonista.
O filme dirigido por Mikael Håfström é bem vagamente baseado no livro de Matt Baglio, que por sua vez, é baseado nos relatos de um padre real enquanto estava em treinamento. Então, apesar do filme se dizer baseado em fatos reais, é bom colocar o vagamente na frente que está implícito.
A trama segue o jovem Michael Kovak, que trabalha na funerária de sua família, uma família cheias de expectativas, mesmo que diferentes das maiorias já que ao invés de médico ou advogado, você deve ser um agente funerário ou um padre.
Michael escolhe entrar no seminário, para conseguir uma faculdade de graça, e renunciar no final. Porém, depois que ele absolve e abençoa uma jovem na beira morte, é convidado a dar uma última chance a igreja, indo fazer um curso de exorcismo no vaticano.

Lá, ele imediatamente é visto como problema pelo Padre Xavier, que ensina o curso, que o convida para conhecer o Padre Lucas, um padre renomado, com métodos pouco ortodoxos. E junto de Padre Lucas, ele conhece uma adolescente grávida que está aparentemente possuída, apesar de cético no início, nosso protagonista consegue explorar mais sua fé perdida, e aprender mais sobre si mesmo ao acompanhar o Padre Lucas.
O filme não foca tanto no exorcismo e em demônios, apesar de que ainda é classificado como terror e suspense, eu diria que ele é muito mais um drama sobre um homem reencontrando a si mesmo enquanto se redescobre no trabalho. Claro, no caso, o trabalho é um exorcismo, mas deu para entender.
O longa-metragem traz gatilhos de abuso físico e psicológico, de traumas de natureza sexual, morte, entre outros, então, como sempre, não prossiga se acha que pode sofrer com algum dos gatilhos.
No geral, se você ama terror, filmes de exorcismo, Anthony Hopkins e drama, vai amar esse filme. E você pode vê-lo na HBO Max.
