DICA: O SHOW DE TRUMAN

Quer você queira ou não admitir, vivemos em uma sociedade completamente performativa. É quase impossível diferenciar o que realmente é real e o que é performance enquanto muitos tentam mascarar suas realidades com um romantismo glamourizado perfeito para as redes sociais. Mostramos a nossa melhor versão online (talvez a pior), uma que talvez não exista de fato – filtros que alteram nossa aparência, histórias que jamais vivemos, sentimentos e opiniões inexistentes – tudo em nome de engajamento e números. A impressão que temos é de que, se não estamos 24 horas online, postando tudo que fazemos, aquilo simplesmente não aconteceu, mas nos esquecemos de viver o momento.

Será que você conseguiria manter o personagem durante todas as horas de todos os dias de sua vida se tivessem câmeras te perseguindo por todos os lados? Será que você iria gostar da exposição de ter a sua vida transformada em um reality show de transmissão ininterrupta para todo o país? É assim que vive Truman Burbank em ‘O Show de Truman’.

O filme de comédia dramática de 1998 foi dirigido por Peter Weir e escrito por Andrew Niccol. Trazendo Jim Carrey no papel de Truman Burbank, o filme traz fortes críticas ao poder da mídia e sua manipulação, tal qual como reality shows são produtos genéricos e falsos.

No enredo, Truman é um homem que não sabe estar vivendo dentro de uma simulação. Sua vida é uma programa de televisão transmitido ao vivo, 24 horas por dia, para todo o mundo. A cidade em que ele vive, Seahaven, é um cenário completamente montado e povoado por diversos atores e a equipe de produção, trazendo o ambiente perfeito para que Christof (Ed Harris) possa controlar cada detalhe do programa. Tudo na vida de Truman foi detalhadamente planejado e manipulado por Christof a ponto de mantê-lo totalmente alheio ao fato de que nada em sua vida é real.

Mas durante o aniversário de 30 anos, Truman passa a notar coisas fora do lugar que o levam a questionar e observar tudo ao seu redor, notando que todos os dias são montados ao seu redor, como se toda a cidade de Seahaven vivesse em função dele, fazendo que sua curiosidade desperte e o traga o desejo de deixar aquele lugar.

‘O Show de Truman’ foi um sucesso de crítica e bilheteria, arrecadando mais de 31 milhões de dólares em seu primeiro final de semana e recebeu três indicações ao Oscar de 1999, apesar de não levar nenhum prêmio, ao contrário do que aconteceu no Globo de Ouro, onde Jim Carrey recebeu o prêmio de Melhor Ator em Drama, Ed Harris de Melhor Ator Coadjuvante e Burkhard Dallwitz e Philip Glass de Melhor Trilha Sonora Original.

Disponível na Netflix

Deixe um comentário