Música da Semana: O Descobridor dos Sete Mares

Nossa escolha de música da semana é O Descobridor dos Sete Mares, cantada, é claro, por um dos maiores nomes do MPB, um dos primeiros a misturar Soul na Música Popular Brasileira, e com uma voz inesquecível, o saudoso Tim Maia.

Lançada no álbum de mesmo nome em 1993, a canção ficou para sempre marcada nessa voz potente que Tim tinha, mas a letra é composição de Michel e Gilson Mendonça.

O motivo da escolha de música da semana, além de que eu adoro qualquer música cantada na voz desse ícone nacional, é que eu tenho ouvido bastante ela em lista de reprodução diferentes. É o tipo de canção que eu consigo cantar junto, além de adorar o ritmo e entonação dela, então, por que não falar dela hoje? Fiquem com um trecho em seguida.

“Uma luz azul me guia

Com a firmeza e os lampejos do farol

E os recifes lá de cima

Me avisam dos perigos de chegar

Angra dos Reis e Ipanema

Iracema, Itamaracá

Porto Seguro, São Vicente

Braços abertos sempre a esperar

Pois bem, cheguei

Quero ficar bem à vontade

Na verdade, eu sou assim

Descobridor dos sete mares

Navegar eu quero”

Essa incrível canção sobre liberdade, navegação e que cita diversas praias nacionais deveria ser considerado um patrimônio nacional. Tim Maia se envolveu em muitas polemicas em sua vida, que infelizmente foi muito curta, o documentário dele mostra diversas facetas do instrumentista. Mas independente da sua opinião sobre ele, é inegável o talento vocal que ele tinha, sempre me deixa arrepiada ouvir ele cantando essa música.

Além disso, a letra dela é fácil de seguir, e tem tanta referência a praias nacionais, que torna tudo muito melhor. Honestamente, uma das minhas canções favoritas de MPB, e que todo mundo deveria ouvir. Então, sem mais delongas, fiquem com esse clássico musical nacional.

Deixe um comentário