Hoje decidi indicar alguns livros clássicos no estilo diário infantojuvenil, são obras na perspectiva de adolescentes contando seus dramas diários, são obras divertidas e sem pretensões, apenas para passar o tempo mesmo.
A maioria desses livros eu tinha enquanto crescia, com exceção do que lançou por último dessa lista, de forma que foram obras que fizeram parte da minha infância. E são obras engraçadas e despretensiosa que buscam apenas relaxar, mas que também são ótimas leituras para quem está passando por uma fase como a adolescência, em que seus hormônios estão a flor da pele e pensar com razão é mais difícil. Ou então, para quem tem que conviver com seres complicados, emotivos e voláteis como adolescentes.
Então, sem mais delongas, deixo abaixo a sinopse da Amazon e me digam quais desses já leram e gostaram nos comentários.
Querido Diário Otário. É Melhor Fingir que Isso Nunca Aconteceu Usado
“Querido Diário Otário é um verdadeiro fenômeno da literatura infantil, com mais de 10 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo. Ideal para crianças a partir de 8 anos, a série cativa jovens leitoras com seu humor irreverente, histórias sinceras e um formato envolvente que conquista desde as primeiras páginas.
A protagonista, Jamie Kelly, é uma estudante do ensino fundamental com uma visão única — e hilária — sobre tudo ao seu redor: escola, amizades, família e dramas cotidianos. Escrito no formato de diário secreto, o livro faz com que as leitoras se sintam confidentes da personagem, criando uma conexão direta e divertida com cada situação vivida por ela.
Perfeito para desenvolver o hábito da leitura, Querido Diário Otário combina humor, criatividade e inteligência em uma narrativa leve e envolvente. Uma leitura irresistível para meninas que adoram histórias bem-humoradas e cheias de personalidade.
• Ideal para crianças a partir de 8 anos que gostam de histórias engraçadas e reais
• Protagonista divertida e autêntica que fala diretamente com suas leitoras
• Formato de diário que desperta curiosidade, incentiva a leitura e estimula a criatividade”
Confissões de Uma Garota Excluída, Mal-Amada E (Um Pouco) Dramática
“Tetê acaba de se mudar com a família toda para a casa dos avós em Copacabana, no Rio de Janeiro. O lindo e espaçoso apartamento da Barra da Tijuca em que morava teve que ser vendido, pois com a crise o pai perdeu o emprego, e o resultado é que a vida dela virou de cabeça para baixo.
Além de perder a privacidade – tendo que dividir o espaço com cinco parentes malucos que brigam o tempo todo –, ela perdeu todas as suas referências. A única coisa que a deixa feliz é cozinhar. E, claro, comer as delícias que faz.
O lado bom foi se livrar do antigo colégio, onde sofria bullying por causa de seu jeito peculiar. Sem contar sua desilusão amorosa… O problema é que ela está apavorada, porque agora tudo será novo e estranho, com o ensino médio, com a nova escola e sem conhecer ninguém. Ela morre de medo de ser excluída, de não fazer amigos ou de sofrer bullying novamente.
Apesar de ser uma garota divertida e bem-humorada, ela está mal. Ou talvez seja um pouco de drama, porque no primeiro dia de aula as coisas já parecem um pouco diferentes… Com o tempo, ela vai descobrir que sair da zona de conforto e enfrentar seus medos é a única maneira de ser feliz.”
Diário de uma Garota Nada Popular
“Conheça Nikki Maxwell e as divertidas histórias de uma garota nada popular! Este é o primeiro volume da série best seller do The New York Times Diário de uma garota nada popular, uma versão feminina (e empoderada!) de Diário de um banana.
Nova escola. Nova garota malvada. Nova paixão.
Nikki, de 14 anos, ganhou uma bolsa de estudos para uma escola particular de prestígio. Sua angústia ao lidar com as meninas malvadas do colégio, a relação com seus pais, sua paixão pelo bonitão da escola e as novas amizades que faz são assuntos registrados em seu diário, ao lado de inúmeros desenhos que ela mesma faz de sua vida.
Da série que já conquistou milhares de meninas (e meninos também!) pelo Brasil, com milhões de exemplares vendidos, Diário de uma garota nada popular traz novas aventuras de Nikki e seus amigos para cativar e divertir o leitor ainda mais. Se aventure com essa vida escolar nada fácil e deixe o seu lado nada popular brilhar ainda mais!”
