DICA: SUZUME

Em meio ao tédio de viver em um monte onde a magia não é real, eu sempre me encantei pela fantasia. Talvez acreditar que existam seres mágicos e poderosos, com características sobre-humanas, possa soar infantil, mas, ainda assim, gera muita curiosidade. Talvez por fugir tanto do mundo real, a fantasia seja um gênero que desperte tanto o interesse humano, mesmo que ela se misture com coisas cotidianas ou seja usada como metáfora para problemas que já conhecemos. Podemos citar diversos enredos que usam de um mundo mágico para descrever regimes autoritários, violência militar, supremacia racial ou questões ambientais; a lista é muito grande.

Makoto Shinkai, que também desenvolveu “Your Name” e “O Tempo Com Você”, já havia usado o conceito de desastres naturais para escrever seus roteiros. Enquanto os dois títulos citados usavam de um tsunami e um meteoro como metáfora, em “Suzume”, o diretor quis falar sobre suas consequências. O Japão, assim como outras nações que enfrentam baixa natalidade, tem enfrentado um envelhecimento populacional que também reflete em como os espaços passam a ser habitados. Shinkai notou espaços esvaziados e abandonados pelo país, trazendo a ele a ideia de escrever uma história sobre “lugares secretos”.

Neste filme, Suzume Iwato é uma garota de 17 anos que vive em uma cidade pacata na região de Kyushu, sudoeste do Japão. Um dia, Suzume conhece um rapaz que está procurando por uma porta. Ela segue Souta Munakata até algumas ruínas na montanha, onde encontram a porta cercada por água, como se algum desastre tivesse acontecido ali e só ela tivesse restado. Suzume a abre e então desencadeia as “Portas do Desastre”, que se abrem por todo o Japão causando destruição.

Os dois partem em uma jornada para fechar as portas ao redor do país, mas, ao encontrar com o Daijin, Souta se transforma em uma cadeira de três pernas e começa a perder a sua humanidade pouco a pouco.

Suzume então precisa evitar que o Fim aconteça e salvar Souta de seu destino como a “chave”, livrando a todos da destruição.

Disponível na Netflix e no Crunchyroll

Assista ao trailer oficial:

Deixe um comentário