DICA: ARISTÓTELES E DANTE MERGULHAM NAS ÁGUAS DO MUNDO

O livro de Benjamin Alire Sáenz, ‘Aristóteles e Dante Descobrem o Segredo do Universo’ é um dos meus romances coming-of-age favoritos – ele reúne uma história de descobertas, aceitação, amizade, amadurecimento e família; tratando todos os assuntos de maneira realista e emocionante, nos prendendo do início ao fim. Eu já fiz um post sobre o primeiro livro que conta como Aristóteles e Dante se conheceram (que você pode ler aqui), mas agora é hora de falar da continuação da história dos dois.

Aristóteles, que costumava não achar muita graça nas coisas, teve sua vida completamente mudada depois de conhecer Dante. Apesar de serem muito diferentes um do outro, eles aprenderam muitas coisas juntos e descobriram o amor.

Quando eles estão prestes a iniciar seu último ano no ensino médio, as coisas mudam de pressa com novas amizades, novos lugares e decisões importantes sobre o futuro. Em meio a uma avalanche de novas experiências, os dois se apoiam um no outro para lidar com as chegadas e partidas da vida, encontrando coragem e força para enfrentar o mundo que existe ao seu redor.

Apesar de terem o apoio de suas famílias e serem muito abertos sobre seus sentimentos, os dois meninos vivem em uma Texas dos anos 1980, e por isso, viver sinceramente o seu relacionamento não é a coisa mais fácil de se fazer. Os dois ouvem e presenciam histórias de homofobia que os fazem refletir sobre si mesmos. Mas, ainda que existam limitações (mesmo nos dias atuais) sobre como pessoas queer conseguem se expressar socialmente, o livro oferece uma história que nos faz pensar no quanto vale a pena viver sendo honesto consigo mesmo sobre quem você é e quem você ama, mesmo diante de uma sociedade que se nega a aceitar a individualidade e a liberdade de cada um.

O livro foi publicado originalmente em 12 de outubro de 2021 e se tornou um best-seller na categoria de livros de romance juvenil pela New York Times.

Deixe um comentário