Hoje vamos falar da série nacional que estreou recentemente na Prime Vídeo e está dando o que falar, Tremembé retrata a vida de alguns dos criminosos mais conhecidos do país no “presídio dos famosos”.
A Penitenciária II de Tremembé é famosa no país, isso porque ela recebe diversos nomes infames de assassinos, estupradores, corruptos, e outros tipos de criminosos mais famosos do país. Então, casos como da Suzane Von Richthofen e os irmãos Cravinho, do casal Nardoni, da Elize Matsunaga, o ex-médico Roger Abdelmassih, e outros nomes que só de ouvir falar você sabe do que se trata, cumpriram pena nessa prisão.
Sendo que esses que citei acima cumpriram pena ao mesmo tempo, e é justamente isso que retrata a série Tremembé. Com direção de Vera Egito e Daniel Lieff, contando com os produtores Manoel Rangel, Egisto Betti Heitor Dhalia. A série também conta com elenco incrível, que deu vida aos criminosos de uma forma tão assustadoramente fiel, que era como ver as entrevistas e depoimentos tudo de novo, entre eles temos Marina Ruy Barbosa, Carol Garcia, Letícia Rodrigues, Bianca Comparato, Felipe Simas, Kelner Macêdo, Anselmo Vasconcelos, Lucas Oradovschi.

A série estreou dia 31/10, claro que foi no Halloween, na Prime Vídeo e é sensacional, e sim, eu sei que tem aqueles que criticam porque “humaniza” os criminosos, mas não vejo dessa forma. O que eu vejo é uma série muito bem-produzida e roteirizada, com elenco que se dedicou a estudar seus personagens, que retrata fielmente as experiencias que eles tiveram na cadeia.
Se você sente pena de pessoas como a Ana Carolina Jatoba durante a série, o problema está com você, porque ao introduzir cada personagem, eles falam o crime e tempo de prisão deles. E depois disso, de descobrir ou, na maioria dos casos, relembrar a gravidade dos crimes deles, eu só achava bem-feito quando mostrava eles se dando mal.
E que elenco, ver a entrevista real que a Suzane e a Sandrão deram ao Gugu, porque sim, isso é algo que aconteceu no nosso país, em um programa apresentado domingo de manhã para toda família, e ver a cena da série, até assusta de quão impressionantemente fiel foi. E não é só a Marina que arrasou, todo elenco encarnou os criminosos de tal forma, e como são crimes muito famosos, nós que assistimos já vemos imediatamente a semelhança, claro se você tem idade suficiente para assistir essa série deve lembrar de alguns desses casos.
Porém, se você gosta de historias de crimes reais, como eu, e quer se aprofundar nos casos nacionais, saiba que essa série se inspirou em alguns dos livros escritos pelo jornalista Ullisses Campbell, e se você gostou da série, vai gostar, se revoltar e ler até o fim, o livro que deu a inspiração ao programa.
Tremembé: O Presídio dos famosos retrata alguns casos e histórias desse presidio, que não é de fato, um presidio só de famosos, porém, casos com grande notoriedade na mídia são transferidos para lá pela segurança dos criminosos, que não sobreviveriam em um presidio comum.

Porém, no livro, Ullisses mostra que a maioria dos criminosos lá são pessoas comuns que cometeram crimes e estão apenas lá, cumprindo sua pena. Claro que quando você abriga alguns dos assassinos mais famosos do país, é impossível que não fique conhecido por isso.
Além dessa obra interessante sobre o presidio, os livros que ele escreveu sobre a Suzane e sobre a Elize também ajudaram a inspirar essa série fenomenal, e se você tem um interesse mórbido em ler livros contando a história de assassinos em série, deem uma chance para os livros sobre elas, sério, ver a história de um ângulo diferente, especialmente se você conhece o caso, vai te fazer se questionar ainda mais e ficar com mais raiva e indignado.
Assistam a série, leiam os livros e me digam qual informação mais te surpreendeu sobre os presos.
