Se existe um diretor mestre em filmes sobre “monstros”, este homem é Guillermo del Toro. O artista mexicano é responsável por títulos como A Forma da Água, O Labirinto do Fauno e Hellboy; deixando sua marca no cinema com narrativas fortes e uma estética própria que fazem dos seus filmes inconfundíveis. Seu mais novo trabalho, lançado em 23 de outubro no Brasil, traz mais uma adaptação do romance de Mary Shelley – Frankenstein.
A trama traz Victor Frankenstein (Oscar Isaac), um barão e cientista egocêntrico, que cria um monstro com força sobrehumana ao tentar reproduzir seus experimentos macabros com cadáveres humanos afim de provar ser capaz de forçar a imortalidade.
No ano de 1857, a bordo do navio Horisont, que fazia uma expedição da Marinha Real Dinamarquesa, Victor está ferido e se reencontra com a sua criação. A Criatura (Jacob Eliordi) exige que seu criador seja entregue e, então Victor começa a explicar ao Capitão Anderson (Lars Mikkelsen) toda a sua trajetória até se tornar um cientista e fazer os experimentos que resultaram na Criatura.
A narrativa fica dividida em duas partes: uma que conta o ponto de vista de Victor; a outra sob a ótica do mostro. Desta forma, fica claro quem na verdade seria um mostro e todas crueldades que um homem é capaz de fazer para alimentar seu ego e provar que está certo, trazendo, ao mesmo tempo, um paralelo entre a genialidade e a loucura. Apesar de não ser uma adaptação fiel ao livro e trazer uma nova perspectiva à história, o filme consegue trazer os personagens do romance original em uma versão mais humana.
O filme que participou da 82ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza em agosto deste ano, é fortemente elogiado pela crítica especializada pelas belas atuações, seus efeitos visuais, figurino e fotografia. O elenco ainda conta com Mia Goth como Elizabeth Lavenza, Felix Kammerer como William Frankenstein e Christoph Waltz como Henrich Lavenza.
Assista ao trailer oficial:
