DICA: TERRA ESTRANGEIRA

Se tem uma coisa que eu posso garantir a vocês, é que eu não pratico falso nacionalismo. Diferente daqueles que sonham com uma intervenção estrangeira, aquela que coloca em risco nossa soberania e a segurança de nossa economia, autonomia e nosso povo, eu acredito que devemos preservar a nossa Nação em nossas mãos, e não deixar que ela esteja na posse de gente perversa. E, diferente dos “entregacionistas”, fico feliz quando nossa cultura é ovacionada e reconhecida, assim como aconteceu nas duas últimas edições do Globo de Ouro. Por isso, vamos celebrar a ganhadora do Globo de Ouro de Melhor Atriz de 2025, Fernanda Torres, com um filme que já completa suas três décadas de lançamento: ‘Terra Estrangeira’.

O filme de drama dirigido por Walter Salles e Daniela Thomas, foi lançado em 1995 e, em novembro de 2015, foi incluído na lista feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema como um dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.

Na trama, Paco (Fernando Alves Pinto) deseja conhecer a terra natal de sua mãe. Após a morte dela e sem dinheiro, após o confisco promovido por Fernando Collor, o rapaz aceita entregar um pacote misterioso a pedido de Igor (Luís Mello) em Portugal, em troca do custo da viagem. Quando Paco perde o pacote, ele encontra Alex (Fernanda Torres), uma moça brasileira que trabalha como garçonete em Portugal e vive com Miguel (Alexandre Borges), um músico viciado em heroína.

Por conta dos bandidos interessados no pacote, Paco e Alex fogem para a Espanha, tentando sobreviver.

O filme reflete sobre a solidão de imigrantes, que lidam com a distância de sua terra natal, os preconceitos que enfrentam, a exclusão social e todos os estigmas existentes em torno da imigração. Além disso, a trama aborda assuntos como abuso de drogas, relacionamento abusivo e tráfico como alternativa para sobreviver em terras estrangeiras.

Assista ao trailer oficial:

Disponível na Netflix

Deixe um comentário