UNIVERSO MDZS: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O MUNDO DE WANGXIAN

Junho é mês do orgulho LGBTQ+, mesmo que nosso conteúdo seja mais voltado mesmo na comunidade LGBTQ+ do que não, nesse mês decidimos trazer um conteúdo especial para vocês. E o que pode ser mais especial que o melhor casal do mundo?

A história de amor épica entre Wei Ying e Lan Zhan, duas almas gêmeas que passaram por muita coisa para fica juntos, vem inspirando pessoas há anos. Nós amamos o amor deles aqui no blog, por isso esta semana decidimos trazer um especial com tudo que você precisa saber sobre o universo de MDZS.

Vamos voltar um pouco, Mo Dao Zu Shi era originalmente apenas uma novel (perfeita) escrita por Mo Xiang Tong Xiu. Porém, com seu enredo fantástico que se passa em um mundo de cultivadores, ela cresceu e hoje em dia tem tantas obras derivadas e inspiradas em si que você pode precisar de um guia. Por isso, hoje vou contar para vocês tudo que temos disponível até o momento desse universo fantasioso.

Vamos voltar um pouco primeiro, MDZS é uma produção chinesa e sua história se passa em um mundo medieval separado por clãs de cultivadores. Nesse universo as pessoas que nascem com um núcleo dourado, origem de seus poderes, são chamadas de cultivadores.

Porque esse nome? Na verdade, acredito que seja simplesmente pelo fato de que nem todos que tem o núcleo são poderosos, mas os que são precisaram cultivar essa energia que nascem com eles para poderem ser mais fortes. Em MDZS, Wei Ying – nome de cortesia Wuxian – e Lan Zhan – nome de cortesia Wangji – são cultivadores extremamente fortes de dois dos principais clãs de seu mundo.

Quando Wei Ying se torna o fundador da cultivação demoníaca ele acaba morrendo, porém depois de 13 anos morto ele volta à vida. Agora junto do homem que um dia considerou sua alma gêmea, vulgo Lan Zhan, ele tem que descobrir o que exatamente acarretou na morte de tantas pessoas que estimava em sua primeira vida. Eles também têm que ser honestos com eles mesmos e com o outro sobre seus reais sentimentos. Claro que o enredo vai muito além, e como nosso post do dia vai ser longo que tal fazer uma pausa e ver o trailer da série?

Bem, acredito que se você se interessou pelo nosso post já devia conhecer o enredo base então vamos direto para o que interessa.

Quais Adaptações existem? E como entramos nesse mundo?

Após o sucesso estrondoso da novel, Mo Dao Zu Shi ganhou uma famosa e perfeita adaptação em série chamada The Untamed. A Gabi já falou dela aqui no blog, então não deixem de ir ler depois. Além da adaptação, infelizmente censurada, em série o trabalho de Mo Xiang rendeu versões em manhua, donghua e audiodrama. Como se isso já não fosse incrível, a série rendeu dois filmes spin-off com coadjuvantes como protagonistas.

Claro que todo esse universo estendido tem sua razão, a partir do momento que você entra nesse fandom, você nunca mais vai conseguir sair e não estou brincando. A Gabi teve contato com esse mundo fantástico durante nosso TCC que você pode achar para ler no meu portfolio.

Ela entrevistou uma pessoa para nosso livro cujo tema era pessoas LGBTQ+ que produziam conteúdos culturais para pessoas da comunidade. Cam Baragiola contou para a Gabi como ama a forma que a obra apresenta o conceito de encontrar sua alma gêmea. E quem já não sonhou com isso ao menos uma vez?

Mesmo que na época que a Gabi me falou do show eu não estivesse muito interessada, quando finalmente decidi ouvir a voz do povo eu nunca mais consegui sair desse mundo. Vocês que já são fãs sabem do que estou falando.

O que me lançou nesse caminho sem volta de devoção a Wangxian (nosso do shipp dos protagonistas) foram algumas fanfics do AO3 que me deparei enquanto procurava por algo para ler. Inclusive, tem ótimas histórias de fãs sobre esse mundo no site. Na época em que vi pela primeira vez o amor no olhar de Wei Ying ao reencontrar Lan Zhan, não tinha ideia de o quanto MDZS me mudaria.

Pensando em como fiquei confusa cada vez que descobria uma adaptação em um formato diferente desse universo, decidi ajudar vocês falando um pouco de cada adaptação e suas principais diferenças.

NOVEL: O Fundador da Cultivação Demoníaca e arte de escrever muito mais que um romance

Primeiramente, claro, vamos falar da obra que começou tudo a novel Mo Dao Zu Shi: O Fundador da Cultivação Demoníaca. Na verdade, já falei dela aqui no blog e vocês podem ver clicando aqui! Ao contrario de suas versões televisivas (série e donghua) a novel não é censurada, no Brasil vocês tem acesso a esse conteúdo divino pela editora NewPOP.

Porém, devo alertar que se você acha que já leu os mais enrolados romances você não tem ideia do que é esperar dezenas e mais dezenas de capítulos para ver nossos amados cultivadores ficarem juntos. Mas não se preocupem porque depois de muita enrolação temos muitas cenas quentes dos dois afinal como Lan Zhan mesmo diz “todo dia é todo dia”.

Claro que a trama foca em todos os problemas do mundo do cultivo causado pela ganancia dos lideres do clã Wen. Que não satisfeito com seu poder decidiram ir atrás de mais, acarretando em uma guerra horrível, muitas mortes dolorosas e uma reação em cadeia que terminou com o fim da primeira vida do primeiro discípulo do clã Jiang. Quem são esses clãs?

Para quem caiu aqui de paraquedas, como já disse anteriormente, em The Untamed nós temos clãs principais que mandam em tudo. Os clãs, cuja imagem segue abaixo, são: os Wen, os Jin, os Nie, os Jiang e os Lan. Sendo que os dois últimos são os clãs de Wei Wuxian e Lan Wangji respectivamente.  

A história dos cultivadores, a guerra, os personagens secundários tornam a novel um ótimo conteúdo, mas sua versão sem censura, com o amor claro e evidente dos nossos heróis principais é o que torna esse livro um conteúdo imperdível.

O Indomável: Um tutorial de como ser a melhor série mesmo com efeitos especiais duvidosos

Se você ainda não viu essa série, você deveria parar de ler agora e voltar quando sua maratona de 50 episódios seguidos com mais de 40 minutos terminar. Sério, a Gabi sabe bem, a primeira vez que a gente olha para aquela quantidade de episódios ficamos desanimados e pensando será que vou terminar?

A resposta sim você vai, todo mundo passa por fases ao assistir esse drama. No começo você acha que nunca chegará ao fim, que não entende porque falam tanto disso. No meio você esta intrigada, mas ainda levemente desconfiada de todos os episódios que faltam. E, por ultimo, você chega à cena final desolada por ter acabado e implorando por mais 100 episódios porque como a trama pode ter acabado daquele jeito?

Se não acreditam em mim, perguntem a qualquer pessoa que conhecem que tenha visto a série. E sabe o melhor de tudo? A produção é muito famosa, perfeita e razão da minha existência mesmo com os efeitos especiais de qualidade (extra) duvidosa. Segue exemplo abaixo, com o lobo gigante muito verdadeiro que os Wen usam para torturar nosso herói.

ASSISTAM AQUI ESSA MARAVILHOSA OBRA DE ARTE

MANHUA e DONGHUA: Porque ver personagens animados lutando é tão divertido?

O que é manhua e donghua? Nada mais do que um mangá e um anime, respectivamente, feitos na china. O manhua de MDZS ainda está em lançamento, porém ele não é censurado da mesma forma que o donghua e a série onde o BL se tornou Bromance.

Ambos os conteúdos, infelizmente, ainda não foram trazidos legalmente ao país. Espero que a NewPOP aproveite o sucesso da novel e traga também o manhua. E os filmes spin-off podem ser vistos na Viki então quem sabe eles aproveitem o embalo também? Enquanto isso os blogs e sites de fãs são nossa salvação.

Tanto o manhua quanto o donghua são mais fieis a novel incluindo nas partes estranhas como o voo de espada. Sim, você não leu errado, se você decidir ler ou assistir nosso elenco incrível em 2D terá a honra de presenciar eles voando em espadas, afinal porque não?

Quem conhece um pouco da trama sabe que as armas dos personagens não são normais, elas têm espíritos próprios e sua própria força. Tanto que a Suibian do nosso mestre Wei se recusou a ser usada por ninguém além dele e se selou. Então, nada mais natural que eles a usarem como meio de transporte. E as cenas de lutas são mais divertidas, às vezes, por eles não se apegarem tanto a física quanto a série.

Além disso, em minha opinião a personalidade dos juniores se sobressaem nas versões 2D. Os juniores são os aprendizes dos clãs que aparecem quando Wei Ying volta à vida, já que alguns nem estavam nascidos quando ele morreu da primeira vez.

AUDIODRAMA: Vocês sabiam que dá para ouvir pornô no Youtube?

Agora um conteúdo que eu não achei que gostaria e hoje é um dos melhores é o audiodrama da novel, que não é censurado então as cenas quentes do nosso amado wangxian estão disponíveis para você curtir no Youtube, com legenda de fãs.

Sério, nunca me liguei em áudio-livros, mas isso era porque nunca tinha ouvido batalhas inteiras e beijos sendo narrados. Os áudios dramas são formas divertidas de se ouvir um conteúdo sem ter que ver a série.

Para quem fala chinês deve ser bom poder cuidar de suas coisas enquanto ouve MDZS. Para o resto de nós meros mortais que mal fala português é um conteúdo surpreendentemente perfeito e envolvente. Com uma grande salva de palmas para os dubladores que conseguem com maestria nos levar para uma china medieval cercada de cultivadores.

The Living Dead: A soberania dos nossos eternos bebês

Agora vamos falar do bebê, ou melhor, dos bebês, do nosso casal? Wen Ning e Lan Sizhui são os protagonistas desse filme spin-off que se passa após os acontecimentos da série. E vamos de juniores e nosso amado morto-vivo ajudando moradores de uma pequena cidade cercada de espíritos malignos.

Primeiro quem conhece a novel sabe que quando chamado nosso pequeno Lan de bebê do casal principal não estou mentindo. Lan Sizhui é o nome de cortesia de Lan Yuan. Nosso pequeno A-Yuan nasceu um Wen, após todo seu clã ser visto como o inimigo, um Yuan do tamanho de um rabanete é salvo da morte por Wei Ying. Porém, depois de perder seus pais biológicos, ele perde também seu amado gege só que Lan Zhan vem ao resgate e o leva para ser criado como um Lan.

Além do nosso bebê rabanete (quem conhece MDZS entendeu) temos também nosso outro anjinho perfeito Wen Ning. Crescido como uma criança doente e indefesa, sempre sendo protegido por sua irmã mais velha incrível, meu amor sofreu muito em sua vida e morreu em desonra só pelo seu sobrenome. Apenas para ser trazido de volta por seu mestre Wei que fez de tudo para defendê-lo.

Agora, deixando de lado meu amor pelos príncipes de O Indomável vamos falar de The Living Dead. O filme conta a história de uma das viagens feita por Ning pelo mundo do cultivo, em sua jornada sem rumo ele se depara com uma cidade que precisa desesperadamente de ajuda.

Claro que nosso herói não poderia ficar de fora, ele para com a intenção de ajudar os aldeões e quando o perigo está para ficar sério nosso neném Lan entra em cena e junto os dois precisam descobrir como lidar com esses espíritos malignos que são atraídos pelas luz de velas e lampiões.

ASSISTAM AQUI A WEN NING E LAN YUAN MANDANDO VER

Fatal Journey: 82 minutos dos irmãos Nie

Por último, mas não menos importante, temos os irmãos Nie mostrando porque o clã Nie é e sempre será o mais inteligente. Quem viu a série sem duvidas se questionou várias vezes sobre os irmãos Nie, em especial no final. Quando digo que eles são os mais inteligentes, quero dizer que eles sabem de tudo, eles veem tudo e podem ler todos como ninguém.

Porém, quem não se questionou um milhão de vezes porque eles não impediram a desgraça se obviamente a viram chegando, bem para isso não tenho resposta. Talvez eles também sejam os menos espertos?

Mas esse filme pode mostrar para vocês um pouco da transformação de Nie Huaisang entre o brincalhão estudante nas palestras dos Lan ao mestre das cordas que reencontramos no fim da jornada de MDZS. No longa-metragem temos Nie Mingjue que precisa ir a seu tumulo ancestral quando sua santidade é violada, levando consigo seu irmão.

Os irmãos precisam se ajudar, se entender e se autodescobrir para conseguir vencer o mal que espreita. O que se segue são 82 minutos da irmandade Nie que todos merecíamos ter visto na série. A dinâmica de poder e a forma de lutar do clã Nie é bem diferente das outras famílias principais.

ASSISTAM OS IRMÃOS NIE AQUI

E….FIM

Finalmente chegamos ao fim desse guia com tudo que precisa saber sobre o mundo de Wangxian. Agora devem ter ficado algumas duvidas sobre qual ordem seguir? Na verdade, com exceção dos filmes, você pode começar pelo formato que mais o agrada. Só os spin-off da série, os longa-metragem, que por trazer personagens e spoilers da adaptação televisiva é melhor verem depois de O Indomável.

Não importa por onde vocês comecem, eu devo alertar novamente que wangxian é um caminho sem volta. Especialmente, porque não é só um romance em um fundo de magia medieval. Na verdade, isso não é o foco em boa parte do tempo, ou em todo ele nas versões censuradas. The Untamed conta para nós uma jornada magica extraordinária, com poderes, maldições, exorcismos, mortos vivos, intrigas, dramas, traições, luta de classes, luta pelo poder e muito mais.

Se utilizando de um fundo fantasioso, Tong Xiu conseguiu criar um universo gigante que não apenas nos leva a viajar em outro mundo ao mesmo tempo em que nos faz refletir sobre nosso próprio mundo. Por isso, para quem já é fã de carteirinha ou para quem é iniciante, o que estão fazendo aqui ainda? Vá escolher sua versão favorita de MDZS e relaxar vendo uma história de amor bem melhor que Crepúsculo, na verdade uma história bem melhor que qualquer coisa. 

4 comentários sobre “UNIVERSO MDZS: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O MUNDO DE WANGXIAN

Deixe um comentário