T é de TRANSformação: 3 Filmes que Abordam a Transexualidade em 3 Fases Diferentes

No Culturar continuamos no clima do mês orgulho, inclusive ontem foi dia de parada aqui em São Paulo o que nos faz pensar ainda mais em entretenimento voltado para o público LGBTQ+. No dia de hoje decidi indicar três filmes que tratam de transexualidade.

O Brasil é o país em que mais matam transexuais e travestis no mundo, infelizmente nosso país está no topo da lista há muito tempo. Claro que esse fato horroroso sobre nossa pátria, que nem é tão amada assim, é ainda mais estranho quando pensamos no fato de também estarmos no topo de consumo de pornografia do mesmo grupo.

A falta de aceitação e oportunidades dos representantes do T na sigla LGBTQ+ começa em casa e isso provavelmente é a parte mais triste para mim. Mas não estamos aqui para falar só que fatos muito reais e cruéis do Brasil, mas sim para dizer que esse grupo precisa de mais representação na mídia.

Jovens em tenra idade, inclusive na infância, já começam a perceber que o padrão de gênero cis não combina com eles. Porém, muitas vezes, devido à falta de boas representações na mídia, pode ser que seja mais difícil para esse grupo se aceitar. Como você conta para sua família que é trans quando na TV está sempre passando mais um caso de uma travesti assassinada cruelmente? Que tal mostrar antes de se assumir exemplos de transexuais incríveis como a Marsha P. Johnson.

Nós já falamos aqui e vamos falar quantas vezes forem preciso: REPRESENTAÇÃO É MUITO IMPORTANTE. Pessoas cis hetéros brancas que crescem lotados de exemplos incríveis podem não perceber de cara a importância disso, mas é essencial para alguém em formação ver que existem pessoas como ele ai fora.

Pensando nisso, hoje trouxe três filmes que contam sobre as primeiras descobertas, dúvidas e vivencia com as questões de identidade de gênero e transexualidade em três fases: infância, adolescência e vida adulta. As sinopses são do AdoroCinema e abaixo delas seguem o link de onde assistir.

TOMBOY

“Laure (Zoé Héran) é uma garota de 10 anos, que vive com os pais e a irmã caçula, Jeanne (Malonn Lévana). A família se mudou há pouco tempo e, com isso, não conhece os vizinhos. Um dia Laure resolve ir na rua e conhece Lisa (Jeanne Disson), que a confunde com um menino. Laure, que usa cabelo curto e gosta de vestir roupas masculinas, aceita a confusão e lhe diz que seu nome é Mickaël. A partir de então ela leva uma vida dupla, já que seus pais não sabem de sua falsa identidade.”

Onde assistir: TELECINE

A Garota Dinamarquesa

“Cinebiografia de Lili Elbe (Eddie Redmayne), que nasceu Einar Mogens Wegener e foi a primeira pessoa a se submeter a uma cirurgia de mudança de gênero. Em foco o relacionamento amoroso do pintor dinamarquês com Gerda (Alicia Vikander) e sua descoberta como mulher.”

Onde assistir: STAR+

GIRL

“Lara (Victor Polster) é uma jovem menina de quinze anos, seu maior sonho é tornar-se uma bailarina profissional e, com a ajuda do pai, ela busca uma nova escola de dança para desenvolver sua técnica. No entanto, a menina encontra dificuldades para adaptar-se aos movimentos executados nas aulas por conta de sua estrutura óssea e muscular, já que Lara nasceu no corpo de um menino.”

Onde assistir: NETFLIX

Deixe um comentário