Você fã de livros sabe bem que quando seu livro favorito vai ser adaptado em formato audiovisual bate aquele medo de a adaptação estragar aquela história que você tanto ama. Apesar de ser impossível um filme ser tão detalhado e cobrir tão bem o plot quanto um livro, existem aquelas exceções que nos surpreendem e entregam um material tão bom quanto o original. Na lista de hoje estarei listando algumas adaptações cinematográficas que eu e a Luana consideramos que fizeram um ótimo trabalho em adaptar o livro de que se originam.
Com Amor, Simon (2018)
Vira e mexe eu falo desse filme por aqui, mas com muita justificativa. O livro de Becky Albertalli viu a sua adaptação chegar aos telões em 2018, trazendo Nick Robinson como seu protagonista, Simon Spier. A história acompanha a jornada do adolescente em encarar sua sexualidade e descobrir o primeiro amor, trazendo lições sobre amizade, família, união e aceitação. A adaptação é leve, divertida e emocionante, trazendo quase as mesmas sensações que tive ao ler a obra original, se tornando uma das minhas favoritas.

Orgulho e Preconceito (2005)
Orgulho e Preconceito é com toda a certeza o meu livro de romance favorito. Ele é também o que me trouxe para o mundo de Jane Austen e por isso tem um espaço todo especial no meu coração. A obra original traz a história de Elizabeth Bennet, a segunda filha de uma família só de irmãs que precisa lidar com as questões enfrentadas pelas mulheres da alta aristocracia da Inglaterra do século XIX. O livro já ganhou mais adaptações do que eu possa contar nos dedos, mas a versão de Joe Wright é a minha favorita sem sombra de dúvidas.

Razão e Sensibilidade (1995)
Mais uma adaptação de um romance de Jane Austen que não pode faltar entre as melhores adaptações de livros. Razão e Sensibilidade conta a história das irmãs Marianne e Elionor, que buscam o verdadeiro amor enquanto enfrentam dificuldades financeiras após a morte do pai. O filme é muito aclamado e considerado um dos melhores roteiros adaptados do cinema até hoje. O trabalho da adaptação foi muito bem reconhecido, garantindo prêmios de peso como o Oscar e o BAFTA.

Jogos Vorazes (Saga)
Se tem uma adaptação que deixou muitos fãs satisfeitos foi a da saga de livros Jogos Vorazes. A história se passa em um futuro distópico pós-apocalítico na nação de Panem, onde meninos e meninas de 12 a 18 anos devem participar de um evento televisionado no qual os “tributos” lutam até a morte que sobre apenas um, sendo este coroado como o vencedor. Apesar de ter assistido a todos os filmes, eu não li a obra original, por isso devo deixar registrado que esta foi uma indicação da Luana.


adorei
CurtirCurtir