Quando alguém fala canibal quem te vem à mente? A menos que você more em baixo de uma caverna, ou então seja obcecado por outro canibal, sem duvidas deve se lembrar do Anthony Hopkins como o Dr. Hannibal Lecter em Silêncio dos Inocentes. Mesmo que o assassino em série tenha sido originado nos romances de Thomas Harris, foi o cinema que o lançou a fama internacional.
Deixarei para falar dos livros de Harris outro dia, mas o que vocês precisam saber é que para quem gosta de terror, suspense e um pouco de gore (afinal canibalismo pessoal) não deixem de conferir as obras do autor. Começando por Red Dragon, se quiserem saber do que se trata deem uma conferida na prévia do Google Books.

Mas hoje estamos aqui para honrar e celebrar a atuação de mestre de todos os Hannibals que os filmes e a série trouxeram. Hoje quero agradece Hopkins por ter elevado a um grau altíssimo o nível de entrega que espero em um psicopata hoje em dia. Porém, precisamos também dizer que Brian Cox foi o primeiro a dar vida nas telonas ao psiquiatra, anos antes em Manhunter (Caçador de Assassinos) abrindo portas para os atores que vieram depois.
Além disso, devemos elogiar também a versão jovem mostrada do doutor em Origem do Mal feita pelo prodígio Gaspard Ulliel. Não podemos esquecer o desempenho que para mim ficou pau a pau coma a de Anthony, claro que estou falando do Hannibal apresentado na série que não teria sido tão incrível sem o brilhante desempenho de Hugh Dancy como o detetive do FBI Will Graham e que químicas foi aquelas meus amigos?

Mas mesmo que a química dos protagonistas da série seja de tirar o folego, também fica aqui o desempenho da extraordinária Jodie Foster que mostrou a que veio em Silêncio dos Inocentes. Ela conquistou nossos corações e almas com sua atuação como a detetive Clarice Starling. Mas e os filmes? Paciência jovem gafanhoto, primeiros temos que introduzir o assunto.
O universo estendido do psiquiatra canibal é obviamente terror, sendo que algumas obras são mais perturbadoras que outras. E a série é sem dúvidas a pior e consequentemente melhor para os fãs do gênero por tratar de diversos casos de assassinos para todos os gostos. Porém, vamos ter critério pessoal, todas as obras que irei indicar abaixo podem ativar gatilhos porque muitos temas sensíveis são abordados. Então cuidado ao ver as obras, leia sempre os avisos e leia sempre a sinopse para estar ciente dos perigos.
Qual ordem assistir? Já disse antes, em outras listas, que eu prefiro a ordem de lançamento então é ela que vocês verão abaixo. Mas vocês podem tentar seguir uma cronologia da história dos filmes e depois ver a série por ultimo, já que a mesma reconta boa parte da trama com uma interpretação bem livre.
Agora sem mais delongas, vamos para os filmes e a série do nosso odiado (amado) Dr. Hannibal Lecter. Vou deixar as sinopses do AdoroCinema para vocês lerem e o local onde vocês conseguem ver os filmes, afinal acho que já devem ter se cansado de me ouvir.
Caçador de Assassinos (1986)

“Afastado do FBI por conta de um colapso nervoso, o agente Will Graham (William Petersen) é convocado novamente para auxiliar na captura de um perigoso serial killer que tem aterrorizado a cidade. Com especial habilidade em desvendar mentes criminosas, ele precisará contar também com as dicas do último homem que prendeu, responsável por provocar sua crise: o Dr. Hannibal Lecktor (Brian Cox).”
Onde assistir: Apple TV ou Google Play por preços a partir de R$ 9,90.
O Silêncio dos Inocentes
“A agente do FBI, Clarice Starling (Jodie Foster) é ordenada a encontrar um assassino que arranca a pele de suas vítimas. Para entender como ele pensa, ela procura o periogoso psicopata, Hannibal Lecter (Anthony Hopkins), encarcerado sob a acusação de canibalismo.”
Onde assistir: Prime Vídeo.
Dragão Vermelho

“Will Graham (Edward Norton) é um agente do FBI que por pouco não foi morto por Hannibal Lecter (Anthony Hopkins) quando tentava capturá-lo. Com Lecter já preso, Graham é obrigado a usar o psicopata como consultor para obter maiores informações sobre Francis Dolarhyde (Ralph Fiennes), um serial killer que tem deixado a cidade em pânico. Mas o que Graham não sabe é que ao mesmo tempo em que Lecter o auxilia em sua investigação também repassa ao próprio Dolarhyde informações sobre a família do policial que o persegue.”
Onde assistir: Netflix.
Hannibal (2001)

“Sete anos se passaram desde que o Dr. Hannibal Lecter (Anthony Hopkins) escapou da prisão. O múltiplo homicida agora trabalha na biblioteca de uma família nobre de Florença e transita livremente pela Europa. A agente do FBI Clarice Sterling (Julianne Moore), que entrevistou o Dr. Lecter antes que ele fugisse do hospital de segurança máxima para criminosos insanos, nunca esqueceu o assassino, cuja voz ainda atormenta seus sonhos. Mas também Mason Verger (Gary Oldman) não se esqueceu de Hannibal. Vítima que conseguiu sobreviver ao ataque do psicopata e ficou terrivelmente desfigurado, Verger se torna um obcecado pela vingança e percebe que, para fazer com que o Dr. Lecter seja descoberto, terá que usar como isca a própria Clarice Sterling.”
Onde assistir: Netflix ou Star+
Hannibal – A Origem do Mal

“Leste da Europa, pouco após o fim da 2ª Guerra Mundial. Hannibal Lecter (Gaspard Ulliel) assiste de perto a morte violenta de seus pais. Sem apoio, ele é obrigado a morar em um orfanato soviético, onde sua família morava anteriormente. Logo Lecter parte para Paris na tentativa de encontrar seu tio, mas é recebido pela sra. Murasaki Shikibu (Gong Li), uma viúva bela e misteriosa que lhe dá carinho e amor. Na cidade Lecter decide estudar Medicina, como forma de aumentar suas habilidades para poder fazer justiça contra os criminosos de guerra que o perseguem.”
Hannibal (Série)
“Will Graham é um investigador do FBI que tem o talento de se inserir nas cenas dos crimes e visualizar exatamente o que aconteceu. Tal capacidade ajuda a solucionar muitos casos, mas também exige muito dele, obrigando-o a consultar o psiquiatra Hannibal Lecter. Mal sabe Graham, que o dr. Lecter não é um psiquiatra comum.”
Onde assistir: Prime Vídeo.
