Quando a gente é criança, escutamos algumas canções sem nem parar para pensar no que a letra está falando, não é mesmo? Eu ouvia tanta música que criança não devia nem saber que existia, na maior inocência e não estava nem aí para todo o absurdo contido ali e só fui me dar conta de tudo isso muitos anos depois. O pior de tudo é que meus pais, mesmo sendo bem mais velhos que eu, adultos (ou quase) que eram, também não se tocavam da mensagem que as músicas que ouvíamos naquela época estavam passando, mas os anos 90 e os anos 2000 eram assim mesmo…
Toda essa volta eu dei para falar que eu só fui entender o que Renato Russo quis diz na letra de ‘Meninos e Meninas’ quando tinha 15 anos e parei para ler a letra. Tudo bem que ela, nem de longe, é exemplo das atrocidades que eu ouvia quando era criança, mas ainda assim falava de algo que eu não prestava atenção antes: os questionamentos que todos passamos enquanto crescemos sobre a nossa sexualidade e nossas descobertas quanto adolescentes.
Renato mesmo disse uma vez, durante um show do álbum As Quatro Estações, que a música era sobre quando a gente tem 12 anos; deixando bem claro que é exatamente sobre essa fase de descobertas e muitas questões que enfrentamos enquanto o nosso corpo e a nossa cabeça amadurece.
As Quarto Estações, álbum do qual a faixa faz parte, foi lançado em 1989, contendo canções como ‘Monte Castelo’, ‘Há Tempos’ e ‘Pais e Filhos’.
Preciso de oxigênio, preciso ter amigos
Meninos e Meninas – Legião Urbana
Preciso ter dinheiro, preciso de carinho
Acho que te amava, agora acho que te odeio
São tudo pequenas coisas e tudo deve passar

Eu também me dei conta disso há algum tempo…
CurtirCurtido por 1 pessoa