Antes de irmos ao texto, informo que aqui é a Luana, uma das criadoras desse blog, mas que o texto a seguir foi escrito por meu melhor amigo, Vanni, um escritor, desenhista, atendente em um maid café, padeiro, enfim, um pouco de tudo, e mais importante um nerdola assíduo que sempre me ajuda com recomendações para o blog. Sigam ele nas redes sociais e sem mais delongas, fiquem com o texto.
Disco Elysium foi definitivamente uma surpresa no geral, mas principalmente por causa de Kim Kitsuragi.
O jogo nos apresenta nosso protagonista Harry Du Bois com seu parceiro Kim investigando um caso de assassinato, ao qual passamos a grande maior parte do jogo junto com ele.
Um cara estiloso, centrado, e maneiro, como próprio Harry passa a reconhecer com o tempo. Ele é competente, empático e profissional, conseguindo lidar com a personalidade complexada de Harry e guiando ele da melhor forma que pode durante toda a jogatina.
Kim é amado pela grande maioria dos fãs do jogo, mas por ter uma ampla gama de caminhos possíveis nem todos os jogadores encontram uma certa informação sobre o tenente: ele é gay.
Fiquei surpreso de ver um personagem construído com tanto carisma ser gay, tudo nele é feito para que a gente goste dele e da companhia dele. Imagino que como qualquer coisa, exista sim a variável de pessoas que não goste dele, mas em grande maioria acabam caindo nas graças do sério e cansado policial de meia idade.
Esse com certeza não é um tema central no jogo, é deixado ali de forma sútil e quase imperceptível.
Não que Disco Elysium não faça isso com TUDO, afinal o jogo é sobre “investigar um assassinado”. Racismo, machismo, homofobia, problemas psicológicos, questões políticas e socioeconômicas, temas que gritam críticas, mas nas entrelinhas. Nem todos tão nas entrelinhas assim.
Disco Elysium é uma combinação densa de diversos elementos tanto em narrativa como gameplay, e apesar de ter trazido ele pela representatividade do Kim Kitsuragi, trás consigo muito mais do que isso.
Uma pena que com as polêmicas envolvendo o desenvolvimento do jogo, eu não possa recomendar a compra do mesmo (até porque, os principais responsáveis por essa jóia rara que o jogo é, já não fazem mais parte do Estúdio ZA/UM), mas não deixo de recomendar que joguem.
