Maus

Resenha: Maus

Maus é uma obra de arte criada por Art Spiegelman, publicada originalmente em duas partes (1986 e 1991) agora você encontra tudo em uma só edição. O livro conta a história real de Vladek Spiegelman, um judeu que sobreviveu ao campo de concentração de Auschwitz. Vladek, pai de Art, tem sua narrativa contada de uma forma inovadora com quadrinhos.

O livro traz um jeito totalmente novo e imperdível de se ver a guerra com animais no lugar das pessoas, uma história real em quadrinhos preto e branco. No conto, nós temos ratos, gatos, porcos e cachorros cada um representando um povo diferente. As suas aparências não foram escolhidas a toa e é bom refletir sobre o que o escritor quis passar. Maus significa rato em alemão e como já deve estar evidente os ratos representam os judeus no livro.

Os outros povos são tratados das seguintes formas: os poloneses que não são judeus são os porcos; os americanos são os cachorros; já os nazistas são gatos. Ler esse livro causa um impacto enorme em quem nós somos e em como vemos a guerra. Art trata os personagens de forma imparcial, o que aumenta o choque e o prazer na leitura. Na HQ, Vladek é valoroso e destemido, mas também é pão duro, racista e mesquinho.

A inspiradora história real, nas edições que juntam ambas as partes do conto, tem 296 páginas. Maus é perturbador, revolucionário, dramático, chocante e imperdível. Apesar de todos nós sabermos o que os nazistas fizeram com os judeus, o impacto da arte do autor é maior do que tive com qualquer outro livro de guerra ou de sobreviventes.

Não deixe de conferir Maus se você, assim como eu, é um grande fã de dramas reais e de histórias da segunda guerra mundial. Ler essa obra de arte vai te transportar para um mundo de desespero e crueldade e dar a você uma forma nova de perceber o mundo.

Deixe um comentário